COPA DO MUNDO

A 150 dias da abertura, Copa do Mundo de 2026 ainda tem 6 vagas restantes

Copa do Mundo de 2026 ocorrerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho em Canadá, Estados Unidos e México; entenda as seis vagas restantes

A Copa do Mundo de 2026 começará a exatamente 150 dias, em 11 de junho (quinta-feira). Porém, o Mundial, que será disputado em Canadá, Estados Unidos e México com 48 seleções, ainda tem seis vagas restantes. Entenda como e quando isso se resolverá.

Esses últimos lugares na Copa do Mundo desse ano serão decididos por meio das repescagens da Europa – com todos os jogos no Velho Continente – e intercontinental – partidas serão sediadas pelo México. Esses duelos ocorrerão na data Fifa do fim de março, entre os dias 26 e 31.

Repescagem da Europa à Copa do Mundo de 2026 – 4 vagas

Na Europa, os 12 líderes das chaves das Eliminatórias se classificaram diretamente à Copa do Mundo, enquanto todos os 12 vice-líderes foram à repescagem. Além dessas seleções, os quatro melhores países da Nations League que não conseguiram a vaga na Copa ou na repescagem ficaram com um lugar nessa luta restante rumo ao Mundial.

Esses times foram divididos em potes devido ao ranking da Fifa para integrar quatro chaves paralelas, com disputa de semifinal e final em jogo único. Portanto, a seleção do pote 1 enfrentará um time do pote 4 como mandante na semi e decidirá, em mando a ser sorteado, diante do vencedor de um duelo entre pote 2 e pote 3. O campeão desses duelos disputará a Copa.

  • Semifinal 1: Itália x Irlanda do Norte
  • Semifinal 2: País de Gales x Bósnia
  • Semifinal 3: Ucrânia x Suécia
  • Semifinal 4: Polônia x Albânia
  • Semifinal 5: Turquia x Romênia
  • Semifinal 6: Eslováquia x Kosovo
  • Semifinal 7: Dinamarca x Macedônia do Norte
  • Semifinal 8: Tchéquia x Irlanda

Ou seja, para disputar a Copa do Mundo de 2026, a tetracampeã Itália deve passar pela Irlanda do Norte e ainda bater o vencedor de País de Gales x Bósnia.

Repescagem intercontinental à Copa do Mundo de 2026 – 2 vagas

Já a repescagem intercontinental será responsável por distribuir duas passagens para a Copa do Mundo. A Bolívia e a Nova Caledônia foram as primeiras seleções a se classificarem. Ao lado das seleções que representam a América do Sul e a Oceania estão Iraque, da Ásia, e RD Congo, da África. Já a Concacaf terá Jamaica e Suriname.

A organização dessa repescagem mundial foi feita com um triangular, em que a equipe com melhor ranking da Fifa ficará aguardando o vencedor da semifinal já na decisão, ou seja, disputará uma partida a menos. RD Congo e Iraque passaram direto e os outros rivais terão que disputar a fase anterior.

  • Semifinal 1: Nova Caledônia x Jamaica
  • Final 1: Nova Caledônia ou Jamaica x República Democrática do Congo
  • Semifinal 2: Bolívia x Suriname
  • Final 2: Bolívia ou Suriname x Iraque

Ou seja, para disputar a Copa do Mundo de 2026, a Bolívia deve passar por Suriname e ainda bater o Iraque na decisão.

Compartilhe
Sair da versão mobile