O Brasil venceu a disputa para sediar a edição de 2027 da Copa do Mundo Feminina de Futebol. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17/5), em Bangkok, na Tailândia. No projeto da candidatura brasileira – que bateu a concorrência de Alemanha, Bélgica e Holanda – constam 10 estádios, sendo que todos eles tiveram a capacidade reduzida para a competição. No caso do Mineirão, a queda é de mais de 50% dos lugares disponíveis para o público. Pelo menos, inicialmente.
O projeto foi feito pelo comitê organizador da Copa para ser apresentado à Fifa e ainda precisa do aval da entidade internacional. Nele, constam as cidades-sede, datas de jogos e estádios com propostas de partidas e lotação. A relação de arenas, inclusive, ainda pode mudar, já que também dependerá de vistoria da Fifa.
Segundo a informação oficial do Mineirão, o estádio tem capacidade para receber cerca de 62 mil pessoas: 38.721 mil lugares na área da arquibancada superior e 20.961 assentos nos setores inferiores.
Para a Copa do Mundo feminina, no entanto, o Gigante da Pampulha perdeu em “tamanho”. No projeto, consta que o estádio poderá receber 27.653 torcedores por jogo.
De acordo como comitê organizador, a projeção inicial da capacidade dos estádios pode mudar a depender da demanda por ingressos.
Via assessoria, o Mineirão informou que “forneceu todas as informações técnicas de capacidade do estádio e que a previsão de público é determinada pelo organizador do evento”.
O estádio mineiro está programado para sediar oito confrontos: cinco pela frase de grupos da Copa, um das oitavas de final e outro das quartas, além da disputa pelo terceiro lugar.
Capacidade dos estádios na Copa do Mundo Feminina
A redução de público afetou todas as arenas inicialmente listadas para a Copa do Mundo feminina.
A que “diminuiu” menos é o Maracanã, palco da abertura da competição – com o Brasil, em 24 de junho – e da final, prevista para 25 de julho. O estádio do Rio aparece com 72.689 lugares, em vez dos 73.139 atuais.
Neo Química Arena (46.156) e Mané Garrincha (44.099) são os únicos previstos com lotação acima de 40 mil. A casa do Corinthians vai receber cinco jogos da fase de grupos, um oitavas de final e um semifinal. Já para o Distrito Federal estão cinco partidas da fase de grupos, uma das oitavas, uma das quartas e uma semifinal.
Com maior capacidade de público que o Mineirão aparecem, ainda, a Arena Fonte Nova (38.733 torcedores) e o Beira-Rio (27.754).
Estádios para a Copa do Mundo feminina
- Maracanã (Rio de Janeiro) – 72.689 torcedores
- Neo Química Arena (São Paulo) – 46.156
- Mané Garrincha (Brasília) – 44.099
- Arena Fonte Nova (Salvador) – 38.733
- Beira-Rio (Porto Alegre) – 27.754
- Mineirão (Belo Horizonte) – 27.653
- Arena da Amazônia (Manaus) – 26.948
- Arena Pantanal (Cuiabá) – 26.386
- Arena Castelão (Fortaleza) – 24.254
- Arena de Pernambuco (Recife) – 22.286