Com o fim das Eliminatórias Sul-Americanas, o foco da Seleção Brasileira é a Copa do Mundo de 2026, que será disputada a partir de junho nos Estados Unidos, México e Canadá. Dentro do planejamento do técnico Carlo Ancelotti para o torneio, há possibilidade de a Canarinho ter um “trunfo” que poderia ter evitado a eliminação na edição de 2022, no Catar.
“Estamos pensando em estudar pênaltis, preparar um goleiro para pênaltis. No passado, o Brasil teve azar contra a Croácia, muitos jogos de quartas de final, oitavas, se decidem nos pênaltis, então é uma coisa que estamos pensando, avaliando”, declarou o italiano em entrevista à ESPN.
Como citado por Ancelotti, o Brasil foi eliminado pela Croácia em disputadas de pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, as seleções empataram por 1 a 1 no tempo normal, e o os europeus se deram melhor nos pênaltis: 4 a 2. Nenhum pênalti foi defendido por Alisson, goleiro a Seleção na partida, enquanto Dominik Livakovic, da Croácia, pegou um – o outro erro do Brasil foi em chute para fora.
Alisson segue sendo o titular da Canarinho e goza do prestígio de Ancelotti. Entretanto, de acordo com a declaração do treinador, pode ser que não seja o atleta do Liverpool o goleiro que vá ser o representar a Seleção em eventuais disputas de pênalti na Copa. Na última convocação, o italiano chamou Bento, do Al Nassr, e Hugo Souza, do Corinthians.
O arqueiro do Timão, inclusive, foi elogiado pelo treinador na mesma entrevista: “O Hugo eu gosto muito como goleiro, tem personalidade, caráter, é muito grande, e creio que nos próximos jogos podemos pensar em dar oportunidade para que possa se acostumar à equipe”.
Próximos jogos da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira disputará somente amistosos até a Copa do Mundo de 2026. Os primeiros serão contra Coreia do Sul e Japão, em 10 e 14 de outubro, respectivamente – as partidas ocorrerão em território asiático.