Apesar do desempenho abaixo do esperado nas Eliminatórias, o Brasil foi colocado entre os favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026 pelo técnico Thomas Tuchel, da Inglaterra. O comandante apontou outras duas seleções que despontam na lista de candidatas ao troféu mais almejado do futebol.
A Seleção Brasileira terminou as Eliminatórias da Copa em quinto lugar, com 28 pontos e 51% de aproveitamento. O ciclo foi conturbado. Após a demissão de Tite, no fim do Mundial de 2022, quatro nomes estiveram à frente da Amarelinha: Ramon Menezes (interino), Fernando Diniz (interino), Dorival Júnior e Carlo Ancelotti (atual).
Mesmo com o desempenho ruim, o Brasil será cabeça de chave na Copa do Mundo por estar entre os nove primeiros colocados no ranking da Fifa. Thomas Tuchel citou a Seleção ao lado de Argentina – atual campeã – e Espanha como favoritas em 2026.
“Considero o Brasil, a Argentina e a Espanha como os maiores favoritos para a Copa do Mundo. Esse é o meu ponto de vista. Considero nós (Inglaterra) como desafiantes. Precisamos primeiro nos classificarmos para a Copa, e o foco é total em cima disso. Vamos chegar como desafiantes, mas para isso temos que chegar como classificados”, comentou.
A Inglaterra é a primeira colocada do Grupo K nas Eliminatórias Europeias, com 15 pontos. Restam quatro jogos para o fim da fase de grupos. Os líderes de cada chave garantem vaga na Copa, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá entre junho e julho do ano que vem.
O próximo jogo da Inglaterra será contra a Letônia, na terça-feira (14/10), às 15h45.
Nesta Data-Fifa, o Brasil tem compromissos amistosos. A Seleção venceu a Coreia do Sul por 5 a 0, nesta sexta-feira (10/10), e ainda enfrentará o Japão, na terça (14/10), às 7h30.