FUTEBOL INTERNACIONAL

Algoz da Seleção Brasileira quase trocou o futebol pelo basquete

Joško Gvardiol foi um dos grandes destaques da Seleção Croata na campanha da Copa do Mundo de 2022, no Catar

Compartilhe
google-news-logo

Zagueiro do Manchester City e da Croácia, Joško Gvardiol foi um dos algozes da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Essa história, contudo, poderia ser bem diferente. O defensor de 23 anos quase trocou o futebol pelo basquete quando era mais novo.

“Estava pensando em desistir do futebol porque também gostava do basquete”, destacou á BBC o jogador, que também atua como lateral-esquerdo. “Não estava seguro do futebol, porque quando chegava ao treinamento não em sentia feliz, sabe?”, adicionou Gvardiol.

A ideia de mudar de esporte veio quando era mais jovem, aos 16 anos, quando atuava pelo Dinamo Zagreb. “Eu buscava outras coisas para me sentir feliz. Todos os meus amigos jogavam basquete”, relembrou.

As dúvidas passaram, e o zagueiro estreou aos 17 anos pelo profissional do Zagreb. A seguir, foi vendido ao RB Leipzig, da Alemanha, na temporada 2021/22. Destacou-se no Mundial de 2022, quando a Croácia terminou na terceira posição. No caminho, eliminou o Brasil nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1 ao fim da prorrogação.

Em agosto de 2023, foi contratado pelo Manchester City. Na ocasião, tornou-se o zagueiro mais caro da história do futebol inglês, ao custo de 90 milhões de libras (R$ 484 milhões na cotação da época).

Compartilhe
google-news-logo