A Copa do Mundo 2026 está cada vez mais próxima. Emissoras se programam para transmissões e parcerias já estão sendo feitas para realizar a cobertura do maior evento da modalidade. Diante disso, a Folha de São Paulo apurou que há uma conversa entre a jogadora de futebol Marta e a Rede Globo. A ideia é que a estrela brasileira seja comentarista durante o mundial. Além dela, a gigante da televisão também estuda contratar a atacante Cristiane Rozeira.
A apuração indica que a conversa entre as partes está em fase inicial, mas bem encaminhada. A jogadora seis vezes eleita melhor do mundo pela FIFA é um desejo antigo da emissora. Esta é a segunda vez que tentam controlá-la.
Na última Copa do Mundo, em 2022, no Qatar, propostas foram feitas mas rejeitadas devido a compromissos profissionais da atleta.
Por sua vez, Cristiane, jogadora do Flamengo e maior artilheira da história das Olimpíadas, já cobriu grandes eventos pela Globo. Em 2021, nos Jogos Olímpicos do Japão e 2024, no de Paris, a atacante esteve presente como comentarista.
Vale lembrar que o canal já tem parcerias com ex-jogadoras, como é o caso da ex-volante e Seleção Brasileira, Formiga. A baiana atuou como comentarista durante a Copa do Mundo de 2022, amistosos da Seleção Feminina, Copa América Feminina de 2022, entre outras competições.
Nenhum anúncio oficial sobre sua presença no mundial de 2026 foi confirmado, mas a tendência é que ela participe novamente.
Direitos de transmissão da Copa do Mundo 2026
A Globo tem os direitos de transmissão de 54 jogos da Copa do Mundo 2026 na TV aberta e no SporTV (TV fechada). Entre eles, a emissora conta com todos os jogos da Seleção Brasileira e terá metade dos direitos da fase de mata-mata. Ainda, transmitirá também a final, em 10 de julho.
O canal terá concorrência direta na próxima edição. A Cazé TV (YouTube) fará a transmissão de todos os 104 jogos da competição. Além deles, o SBT e a NSports firmaram parceria para transmitirem juntos.
Copa do Mundo de Futebol Masculina 2026
A Copa do Mundo de 2026 de futebol masculino será realizada entre os dias 11 de junho e 19 de julho de 2026, em 16 cidades dos Estados Unidos, México e Canadá.
Esta será a maior edição da história do torneio, com 48 seleções de todos os continentes – anteriormente eram 32.
As equipes serão divididas em 12 grupos de quatro cada. Passará para a fase eliminatória as duas melhores seleções de cada grupo mais os oito melhores terceiros colocados.
Vale lembrar que 39 países já estão confirmados para o evento – as últimas vagas dependem das definições das eliminatórias restantes. Veja as seleções já classificadas.
Países-sede
- Estados Unidos; México e Canadá
América do Sul
- Argentina; Brasil; Equador; Uruguai; Colômbia e Paraguai
América do Norte
- Curaçao; Panamá e Haiti
Europa
- Inglaterra; França; Croácia; Portugal; Noruega; Alemanha; Holanda; Suíça; Escócia; Espanha; Áustria e Bélgica
Ásia
- Austrália; Japão; Jordânia; Coreia do Sul; Irã; Uzbequistão; Catar e Arábia Saudita
África
- Marrocos; Tunísia; Egito; Argélia; Gana; Cabo Verde; África do Sul; Senegal e Costa do Marfim
Oceânia
- Nova Zelândia