A Seleção Brasileira já disputou mais de mil jogos na história, e apenas um país enfrentado ainda não foi vencido. A Noruega ostenta o feito de jamais ter sido derrotada pelo Brasil, mas pode ver esse tabu quebrar na Copa do Mundo de 2026, já que disputará o Mundial pela primeira vez no século 21 e é possível que o sorteio coloque os times no mesmo grupo.
O evento que decidirá quais serão os grupos da Copa do Mundo de 2026 – que será disputada em Canadá, Estados Unidos e México – ocorrerá na sexta-feira (5/12), em Washington D.C., capital estadunidense.
No pote 1, o cabeça de chave Brasil poderá ser sorteado para o mesmo grupo da Noruega, que está no pote 3. A equipe de Erling Haaland e Martin Ødegaard, craques de Manchester City e Arsenal, respectivamente, não disputavam uma Copa do Mundo desde 1998 e se classificaram nas Eliminatórias da Europa à frente da Itália, tetracampeã mundial que disputará a repescagem europeia em março.
No entanto, mesmo com o bom desempenho na competição da Uefa, a Noruega não está tão bem posicionada no ranking da Fifa. Atualmente, a equipe nórdica está na 29ª posição e, por isso, ficou no terceiro pote do sorteio para a Copa do Mundo. Desta forma, pode ser um dos europeus do grupo do Brasil, pois cada chave terá, pelo menos, um país do Velho Continente – quatro chaves terão dois times da Europa.
Caso esse duelo ocorra logo na primeira fase, a Seleção Brasileira irá ao Mundial com a possibilidade de eliminar um último tabu. Em novembro, o Brasil bateu Senegal por 2 a 0 em amistoso na Inglaterra e tirou a seleção africana da lista dos países que a equipe verde-amarela enfrentou, mas não venceu. Com isso, sobrou apenas a Noruega, equipe que duelou com o time brasileiro quatro vezes: duas vitórias e dois empates. Relembre os jogos abaixo.
As quatro partidas entre Brasil e Noruega
28 de julho de 1988 – Noruega 1 x 1 Brasil – amistoso
29 de maio de 1997 – Noruega 4 x 2 Brasil – amistoso
23 de junho de 1998 – Brasil 1 x 2 Noruega – Copa do Mundo
16 de agosto de 2006 – Noruega 1 x 1 Brasil – amistoso
Potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D, vencedores das repescagens intercontinentais 1 e 2