COPA DO MUNDO

As seleções com mais chances de enfrentar o Brasil na Copa do Mundo

Sorteio da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá nesta sexta-feira (5/12), às 14h (horário de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos

Compartilhe
google-news-logo

A Copa do Mundo de 2026 ganhará forma nesta sexta-feira (5/12), às 14h (horário de Brasília), com o sorteio da fase de grupos – ocorrerá em Washington, nos Estados Unidos. Veja abaixo quais são as seleções que tem mais chances de enfrentar o Brasil nessa primeira fase do Mundial de Canadá, Estados Unidos e México.

O matemático francês Julian Guyon divulgou as contas que destacam as probabilidades para cada possível confronto na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Foram feitas mais de 300 mil simulações com base nas restrições do sorteio do Mundial.

Por meio do ranking da Fifa, as seleções foram divididas em quatro potes – os países-sedes ficam no 1 -, e cada time enfrentará três equipes dos outros potes na fase de grupos.

As regras apontam que cada grupo deverá ter, no mínimo, um time europeu – quatro chaves contarão com dois – e as seleções que não são da Europa não podem ficar juntos com rivais do mesmo continente. Por isso, o Brasil não pode enfrentar nenhum classificado da Conmebol, por exemplo, mas deve ter um ou dois rivais europeus na chave.

Com isso, os cálculos do matemático apontaram que as seleções que se classificarem da repescagem europeia são as principais rivais do Brasil. As quatro vagas que serão decididas em março de 2026 tem entre 13,9% e 14,1% de ocuparem a vaga de pote 4 no grupo da equipe verde-amarela.

Os times europeus que estão na repescagem da Uefa são: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Kosovo, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia, República Tcheca, Romênia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

  • Final 1 da repescagem da Europa: Itália/Irlanda do Norte x País de Gales/Bósnia
  • Final 2 da repescagem da Europa: Ucrânia/Suécia x Polônia/Albânia
  • Final 3 da repescagem da Europa: Turquia/Romênia x Eslováquia/Kosovo
  • Final 4 da repescagem da Europa: Dinamarca/Macedônia do Norte x Tchéquia/Irlanda

Outros dados sobre a Copa do Mundo

Já no pote 2, o favorito para enfrentar a Seleção Brasileira é o Japão, com 11,3%. Por fim, o Panamá é a equipe do pote 3 com maior probabilidade, com 13,3%, mais de 3% em relação aos países que estão em segundo: Noruega e Escócia.

Os cálculos ainda apontaram os rivais que têm maior probabilidade de protagonizar jogos na fase de grupos. A chance de Croácia ou Áustria duelar com Bolívia, Suriname e Iraque é 23,7%, até porque essas seleções que estão na segunda final da repescagem intercontinental têm restrições sobre os rivais que fazem parte da Conmebol, Concacaf e AFC.

  • Final 1 da repescagem intercontinental: Nova Caledônia ou Jamaica x República Democrática do Congo
  • Final 2 da repescagem intercontinental: Bolívia ou Suriname x Iraque

Potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Alemanha
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, África do Sul
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D, vencedores das repescagens intercontinentais 1 e 2
Compartilhe
google-news-logo