FUTEBOL INTERNACIONAL

Xodó do Atlético anuncia aposentadoria de seleção após Copa do Mundo

Zagueiro Nicolás Otamendi, do Benfica, teve passagem curta, mas marcante, pela Cidade do Galo; ele é peça fundamental da Argentina

Compartilhe
google-news-logo

A história de Nicolás Otamendi pela Seleção Argentina está perto do fim. Aos 37 anos, o zagueiro do Benfica – e “xodó” do Atlético – anunciou que vai se aposentar da equipe alviceleste ao término da Copa do Mundo de 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

“O Mundial será a minha última competição pela Seleção. Todas as vezes que pude vestir a camisa da Seleção, sempre tentei dar o meu máximo”, declarou o jogador, em entrevista publicada pela Telefe nessa terça-feira (9/9).

“Foi muito difícil para mim primeiro chegar à Primeira (Divisão), depois chegar à Seleção. E minha família me ensinou que tudo tem um preço, que na vida você tem que ser guerreiro e tentar dar o melhor de si. E as coisas que não conseguir fazer, tem que tentar de novo no dia seguinte. E assim é a vida”, completou.

As declarações foram publicadas horas antes da despedida de Otamendi das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa. Capitão na ausência do meia-atacante Lionel Messi, o defensor foi expulso aos 31 minutos do primeiro tempo na derrota por 1 a 0 para o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, pela última rodada do torneio.

Título no Catar

Apesar da derrota, a Argentina está classificada para a Copa do Mundo do ano que vem como líder das Eliminatórias, com 38 pontos – nove a mais que os 29 do próprio Equador, segundo colocado do torneio. Assim, a tricampeã vai aos Estados Unidos, México e Canadá com o objetivo de manter o troféu em Buenos Aires.

Na última edição da Copa, a Argentina levantou a taça no Catar ao bater a França na final. Nico Otamendi foi peça fundamental naquela conquista e assinala o título mundial como o maior momento da carreira.

“Eu me lembro como se fosse ontem. O Cuti (Cristian Romero, zagueiro do Tottenham e parceiro de Otamendi na zaga da Argentina) tomando champagne, fumando charutos cubanos, era uma loucura. E todas essas lembranças ficam na memória para sempre. Foi o máximo. Esse troféu não tem comparação com outro”, disse Otamendi.

Ex-Atlético-MG, Nicolas Otamendi pode ficar livre no mercado - (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
Ex-Atlético, Nicolás Otamendi em jogo no Benfica(foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

De volta à Argentina?

Já na reta final da carreira, Otamendi é titular do Benfica, de Portugal. O defensor tem contrato até o meio de 2026 com o clube encarnado. Depois disso, admite, avalia o próximo passo – se voltará para o futebol argentino ou não, por exemplo.

“Nunca se sabe. Veremos no ano que vem. Fide (Di María) voltou e está muito bem, Lea (Paredes) também. São pessoas, amigos, que se estão felizes, fico feliz, porque os conheço e isso me deixa contente”, declarou Otamendi.

O zagueiro foi questionado se o técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, entrou em contato para tentar contratá-lo. Afinal de contas, Otamendi é declaradamente torcedor do clube millonario. “Nunca me ligou. Nunca falei com ele. Agora, tenho um ano de contrato e depois da Copa do Mundo verei o que fazer”.

Otamendi no Atlético

Otamendi foi contratado pelo Atlético em fevereiro de 2014, cedido por empréstimo de seis meses pelo Valencia.

Apesar de a passagem ter sido curta, deixou boas lembranças nos atleticanos. Foram 19 partidas disputadas e um gol marcado.

O zagueiro argentino também já defendeu Vélez Sarsfield, Porto FC e Manchester City. Ele está no Benfica desde setembro de 2020.

Compartilhe
google-news-logo