A “incrível geração” da Bélgica envelheceu, mas o país quer ir para uma Copa do Mundo para provar que houve renovação. Nos confrontos no sábado (15/11) e na terça-feira (18/11), a seleção europeia precisa de apenas uma vitória para garantir a liderança do grupo das Eliminatórias da Uefa. Veja abaixo do que os algozes do Brasil em 2018 precisam para se classificar ao Mundial de 2026.
Além da campanha de destaque há sete anos, quando foi a terceira colocada, a Bélgica chegou à semifinal em 1986. Na ocasião, a seleção passou por União Soviética e Espanha no mata-mata e caiu para a Argentina. Já na última edição, em 2022, a queda foi ainda na fase de grupos, atrás do surpreendente Marrocos e a Croácia.
Jogos da Bélgica nessa data Fifa
- Cazaquistão x Bélgica – sábado (15/11), às 11h
- Bélgica x Liechtenstein – terça-feira (18/11), às 16h45
Grupo J das Eliminatórias da Uefa
- Bélgica – 14 pontos, quatro vitórias e +15 de saldo
- Macedônia do Norte – 13 pontos, três vitórias e +9 de saldo
- País de Gales – 10 pontos, três vitórias e +3 de saldo
- Cazaquistão – 7 pontos, duas vitórias e -4 de saldo
- Liechtenstein – 0 ponto e -23 de saldo
Do que a Bélgica precisa para ir à Copa do Mundo?
A Bélgica lidera o Grupo J da competição que garante vaga na Copa do Mundo e terá dificuldade nessa data Fifa para assegurar o lugar no Mundial que será disputado em Canadá, Estados Unidos e México. Veja os cenários abaixo para a classificação direta sem precisar de outros resultados.
- Vitória sobre Cazaquistão: classificada
- Empate com Cazaquistão: basta vencer o lanterna Liechtenstein na rodada seguinte
- Derrota para Cazaquistão: basta vencer o lanterna Liechtenstein na rodada seguinte
Caso esses cenários não ocorram, a Bélgica ainda poderá tentar a vaga da Copa do Mundo por meio da repescagem europeia. A competição será disputada em março de 2026 com os 12 melhores segundo colocados dos grupos das Eliminatórias e as quatro melhores seleções da Nations League que ficaram abaixo da vice-liderança das chaves.