A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta sexta-feira (5/12), que o Brasil enfrentará a França e a Croácia antes da Copa do Mundo de 2026. Os amistosos ainda não têm datas e locais confirmados, mas serão disputados na Data Fifa de março.
Algoz do Brasil na Copa do Mundo de 1998, a França voltou ao mais alto patamar do futebol de seleções com a atual geração. Kylian Mbappé, por exemplo, marcou 12 gols nos dois mundiais disputados.
Na estreia do atacante do Real Madrid de 26 anos, a Seleção Francesa venceu a Croácia na final e foi bicampeã mundial na Rússia. Já na busca pelo tri, a França perdeu a decisão para a Argentina, em 2022, no Catar.
Já a Croácia foi a responsável por eliminar o Brasil nos pênaltis nas quartas de final da última Copa do Mundo. A equipe, liderada pelo meio-campista Modric, caiu na semifinal com derrota por 3 a 0 para a Argentina.
Brasil na Copa do Mundo
O grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026 foi definido nesta sexta-feira (5/12). O sorteio realizado em Washington D.C., nos Estados Unidos, determinou que a Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti ficará no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
O ciclo do Brasil até a Copa do Mundo contou com muita instabilidade. Após a saída de Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira contou com Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior – técnico que esteve no comando na queda das quartas de final da Copa América de 2024 – até se estabilizar com Carlo Ancelotti.
Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil terminou na quinta colocação, com 28 pontos nas 18 rodadas: foram oito vitórias, quatro empates e seis derrotas no torneio da Conmebol.
Brasil segue em busca do hexacampeonato
Essa será a sexta vez em que a Seleção Brasileira entrará na Copa do Mundo com o sonho do hexacampeonato. A última vez que a equipe verde-amarela venceu o Mundial foi em 2002, no torneio disputado em Coreia do Sul e Japão.
Depois disso, o Brasil chegou à semifinal de 2014 – no fatídico 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão – e caiu nas quartas de final nas outras quatro oportunidades: França (2006), Holanda (2010), Bélgica (2018) e Croácia (2022).
Grupo C da Copa
- Brasil
- Marrocos
- Escócia
- Haiti