COPA DO MUNDO

Seleção de estrangeiro do Cruzeiro não consegue vaga direta na Copa e jogará repescagem

Seleção da RD Congo fez a própria parte, mas vitória do Senegal impediu país de Bolasie de se classificar diretamente para a Copa do Mundo

A Seleção da República Democrática Congo, outrora representada pelo atacante do Cruzeiro Bolasie, até venceu o Sudão por 1 a 0 nesta terça-feira (14/10), mas não conseguiu se classificar diretamente à Copa do Mundo de 2026. Vice-líderes do Grupo B das Eliminatórias Africanas, os congoleses ainda podem garantir vaga no Mundial por meio da repescagem.

A RD Congo chegou à última rodada das Eliminatórias com 19 pontos, já na segunda posição, enquanto Senegal somava 21, na liderança. A conta era simples: vencer o Sudão e torcer por uma derrota dos senegaleses.

A primeira parte foi cumprida graças ao gol do meio-campista Théo Bongonda. O resultado da outra partida, entretanto, não foi favorável.

Liderado pelo atacante Sadio Mané, Senegal goleou a Mauritânia por 4 a 0 e confirmou a classificação à Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho do próximo ano – as sedes serão Estados Unidos, México e Canadá.

RD Congo ainda pode jogar a Copa do Mundo

O regulamento das Eliminatórias Africanas garante a classificação direta ao líder de cada grupo (nove no total), enquanto os quatro melhores segundo colocados disputam uma única vaga na repescagem continental.

Os adversários da República Democrática do Congo serão Nigéria, Camarões e Gabão. Serão disputados jogos únicos em 13 e 16 de novembro, no Marrocos.

Os duelos serão definidos conforme a atualização do ranking da Fifa em 22 de outubro. Considerando o cenário atual, seria Nigéria (45º) x Gabão (79º) e Camarões (52º) x RD Congo (60º).

Bolasie não joga mais pela seleção

A última vez na qual Bolasie vestiu a camisa da RD Congo em uma partida oficial foi em 25 de março de 2022, no empate por 1 a 1 com Marrocos pelos playoffs das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo daquele ano.

Bolasie comemora gol pelo Cruzeiro(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press.)

O atual atacante do Cruzeiro, que não Brasil também passou pelo Criciúma, representou a própria seleção em 50 jogos, com nove gols marcados e duas assistências. Bolasie nunca disputou uma Copa do Mundo – a Seleção da RD Congo só disputou o torneio em 1974, quando ainda levava o nome de Zaire (algo que perdurou até 1997).

Compartilhe
Sair da versão mobile