A atuação decisiva de Matvei Safonov na final da Copa Intercontinental da Fifa, nessa quarta-feira (17/12), rendeu ao goleiro russo muito mais do que a taça para o Paris Saint-Germain. Após defender quatro pênaltis e impedir o título mundial do Flamengo, o arqueiro de 26 anos viu o perfil no Instagram se tornar ponto de encontro de torcedores rivais do clube rubro-negro, que não economizaram na criatividade e no exagero para agradecer pelos serviços prestados.
Entre a enxurrada de comentários brasileiros na foto em que Safonov aparece sendo carregado pelos companheiros de time, o influenciador atleticano Fael Lima se destacou. Com o bom humor habitual, Fael – que integra a bancada democrática do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa – elevou o status do goleiro a um patamar de estadista.
“Você já aparece em primeiro nas pesquisas para Presidente do Brasil”, escreveu o influenciador.
O comentário viralizou rapidamente, ultrapassando a marca de 8 mil curtidas. Não satisfeito, Fael ainda puxou a “sardinha” para o lado alvinegro, sugerindo que o herói do título mundial teria vaga no elenco do Galo, mas com uma ressalva importante.
“Seria um grande reserva para o Everson”, completou.
Novo ‘ídolo’ brasileiro
A união dos rivais do Flamengo resultou em comparações hilárias, colocando o russo – que até então era um desconhecido para grande parte do público – no panteão das lendas do esporte brasileiro.
Um torcedor, em tom de exaltação, colocou Safonov ao lado dos maiores gigantes do país. “Você está na mesma prateleira de Pelé e Senna, meu amigo”. O comentário recebeu mais de quatro mil curtidas.
Outros internautas seguiram a linha do patriotismo irônico. “Maior ídolo brasileiro”, escreveu um torcedor. “Muito obrigado pelos serviços prestados. O Brasil te admira”, redigiu outro. “Em menos de dez minutos você fez um país inteiro feliz, nunca se esqueça disso, o Brasil te ama”, publicou mais um.
Safonov no PSG
Contratado pelo PSG em meados de 2024 junto ao Krasnodar, da Rússia, por cerca de 20 milhões de euros, o goleiro chegou para compor elenco. Ele só assumiu a titularidade na reta final do ano devido a uma lesão no tornozelo do francês Lucas Chevalier.