Para disputar o título da Copa Intercontinental diante do Paris Saint-Germain, ainda resta um confronto. Em busca do bicampeonato, o Flamengo duelará com o Pyramids, do Egito, neste sábado (13/12), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan. O No Ataque detalha abaixo onde assistir ao duelo, as prováveis escalações das equipes e mais informações desse jogo da semifinal do torneio mundial, que é chamado “Challenger Cup”.
Para chegar a essa fase, o Flamengo, que foi campeão do Intercontinental em 1981, venceu a Copa Libertadores em 30 de novembro e iniciou a caminhada no Catar na quarta-feira (10/12). A equipe carioca bateu o Cruz Azul, do México, por 2 a 1 – graças aos dois gols de Giorgian de Arrascaeta – e conquistou o “Dérbi das Américas”, alcunha da quartas de final do torneio.
Já o Pyramids se classificou ao Intercontinental devido ao título da Liga das Campeões da África em 1º de junho de 2025. Com a vaga garantida com meses de antecedência, a Fifa realizou etapa anteriores com alguns times, e o representante do Egito eliminou Auckland City, da Nova Zelândia, em 14 de setembro, e Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 23 de setembro.
Flamengo x Pyramids: onde assistir
O duelo entre Flamengo e Pyramids, pela semifinal da Copa Intercontinental, terá transmissão de Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), CazéTV (YouTube), GeTV (YouTube) e Fifa+ (streaming).
Flamengo x Pyramids: prováveis escalações
Flamengo
Favorito para ir à final do Intercontinental diante do Paris Saint-Germain, o Flamengo chega ao duelo com os mesmos desfalques e com um possível importante. Logo, Filipe Luís não precisará fazer mudanças na escalação do triunfo sobre o Cruz Azul.
O lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña e o volante Allan ficaram fora da lista de relacionados por opção técnica e não viajaram ao Catar. Eles estão fora dos planos do Rubro-Negro Carioca para a próxima temporada. Por outro lado, o centroavante Pedro deve atuar por alguns minutos diante do Pyramids, como revelou o treinador.
“Muito bom ter o Pedro no campo. Deu para ver que voltou com confiança, alegria e vontade que estava antes da lesão do braço. Mas, nosso planejamento depende da evolução dele dia a dia. Nesse treino de sexta-feira (12/12) vamos decidir se ele pode ter minutos ou não. Minha expectativa é que ele tenha minutos”, destacou Filipe Luís.
Embora Pedro certamente fique no banco, outras alterações podem ser feitas por Filipe Luís devido ao desgaste. O técnico não confirmou, mas deixou claro que trocas devido ao cansaço são possíveis. “Vamos decidir em função da recuperação dos jogadores. Tem atletas com mais de 30, 33 anos. A recuperação depois de três dias não é completa. Nosso adversário descansou para jogar esse jogo e nós não. Temos que achar uma equipe competitiva, sólida e fresca”, destacou o treinador.
Titular nos 90 minutos contra o Cruz Azul, Léo Ortiz pode ser poupado, até porque voltou de lesão recentemente. Danilo, responsável pelo gol do título da Copa Libertadores, entraria. Outra mudança possível é no ataque: nas quartas, Samu Lino saiu ainda no intervalo para a entrada de Gonzalo Plata, e os atletas ainda disputam a vaga.
- Provável escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira, Alex Sandro; Erick Pulgar e Jorginho; Carrascal, Arrascaeta e Samu Lino (Plata); Bruno Henrique.
- Desfalques do Flamengo: Allan, Viña (ficaram no Brasil) e Matheus Cunha (foi liberado para ir ao Brasil para nascimento do filho)
Pyramids
O técnico croata Krunoslav Jurcic tomou uma decisão importante nos últimos dias: poupou o time principal na última partida antes da semifinal do Intercontinental. O resultado do duelo de terça-feira (9/12) foi uma sonora goleada de 6 a 1 sofrida pela equipe reserva na Copa da Liga Egípcia para o National Bank.
Até por isso, a provável escalação do Pyramids é baseada no penúltimo jogo antes do embarque ao Catar. Na ocasião, o volante Ibrahim Blati Touré e o meio-atacante Ramadan Sobhi eram os desfalques e seguem entregues ao departamento médico do representante africano no Intercontinental.
- Provável escalação do Pyramids: El Shenawy, Chibi, Marei, Samy e Mohamed Hamdi; Atef, Lasheen, Hafez, Reda e Ziko; Mayele.
- Desfalques do Pyramids: Ibrahim Blati Touré e Ramadan Sobhi
Flamengo x Pyramids: personagens
- Filipe Luís, técnico do Flamengo: “Estudei muito o Pyramids. É um time muito bem organizado, com um treinador que conhece muito bem o modelo de futebol. Eles defendem muito forte, são jogadores fortes fisicamente. É muito difícil entrar entre as linhas. Nós vimos contra a Al Ahli como difícil foi entrar entre as linhas e criar chances. Então, esperamos um jogo muito difícil. Eles são muito fortes, eles podem correr muito tempo, eles nunca ficam cansados. É por isso que é muito difícil ganhar as partidas”.
- Mostafa Fathi, atacante do Pyramids, em entrevista ao ge.globo: “Temos a mesma qualidade, podemos ter mais a posse de bola que o Flamengo, jogar o mesmo estilo deles. Temos grandes jogadores e muita qualidade e podemos encarar esse jogo. A pressão estará sobre os dois times, pois queremos vencer e passar de fase. Nosso treinador nos mostrou vídeos do Flamengo. Todo o time é bom, não jogadores específicos”.
Flamengo x Pyramids: arbitragem
- Árbitro: Al Jassim Abdulrahman (CAT)
- Assistentes: Al Marri Taleb (CAT) e Al Maqaleg Saoud (CAT)
- VAR: Al Marri Khamis (CAT)