FINAL INTERCONTINENTAL

Melhor do mundo, Dembélé jogará PSG x Flamengo na final do Intercontinental?

Dembélé, estrela francesa e melhor jogador do mundo nesta temporada, é a maior esperança de gols e será titular na final do torneio

Flamengo e PSG se enfrentam nesta quarta-feira (17/12), às 14h (de Brasília), pela grande final da Copa Intercontinental, no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar. O confronto mede forças entre os campeões da Libertadores e da Champions League, Flamengo e PSG, respectivamente.

Se pelo lado Rubro-Negro, o uruguaio Arrascaeta se destaca, com 25 gols na temporada e dois tentos no Intercontinental, pelo lado parisiense, Ousmane Dembélé, estrela da Seleção Francesa, é a maior esperança de gols e será titular na final do torneio.

Melhor jogador do mundo nesta temporada

Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo desta temporada, no prêmio Fifa The Best, nesta terça-feira (16/12), em Doha, no Catar, seguido pelos atacantes Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid.

Em setembro de 2025, ele já havia recebido a Bola de Ouro, que também premia os melhores da temporada, e recebeu o troféu das mãos de Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Atlético.

Na temporada 2024/2025, o camisa 10 venceu a Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França, além de ter feito 35 gols e 14 assistências em 53 jogos.

Campeão da Copa do Mundo de Seleções

Démbelé ostenta uma honraria que poucos têm: um título de Copa do Mundo.

Em 2018, com apenas 21 anos, o atacante fez parte do elenco campeão mundial com a França, após 20 anos (o último título francês até aquele momento tinha sido em 1998).

Ambidestria marcante

Para além da velocidade, habilidade e boa finalização, o atacante do PSG possui uma característica rara: uma ambidestria muito aprimorada, que torna difícil a missão de se “descobrir” qual é o pé dominante do jogador.

Canhoto por natureza, o atleta chegou até mesmo a converter uma penalidade máxima com o pé direito, na Eurocopa de 2024, contra Portugal.

Flamengo x PSG: prováveis escalações

Flamengo

técnico Filipe Luís não tem desfalques para a partida. O atacante Pedro, que estava em recuperação de fratura na ulna do antebraço direito e de uma lesão na coxa esquerda, voltou aos gramados após 51 dias afastado – ele atuou durante quatro minutos e também estará à disposição diante do PSG.

As principais dúvidas no time titular são na defesa e no ataque. Na zaga, Léo Ortiz surge como favorito, mas Danilo, em bom momento e autor de gol na última partida, também é opção para a posição.

No setor ofensivo, o comandante pode optar por Everton Cebolinha ou Samuel Lino. Os dois já foram utilizados neste Intercontinental.

  • Provável escalação do Flamengo conta com: Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Cebolinha (Samuel Lino).

PSG

Do outro lado, o técnico Luis Enrique tem um desfalque certo. O lateral-direito Hakimi está fora por causa de lesão grave. Ele rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo em partida diante do Bayern de Munique no começo de novembro. 

O treinador ainda tem algumas dúvidas para o jogo. O goleiro Chevalier (problema no tornozelo), o zagueiro Marquinhos (incômodo no quadril) e o atacante Ousmane Dembélé (em recuperação de uma forte virose) podem aparecer como opção. Contudo, eles perderam as últimas partidas e são dúvidas para iniciar o duelo entre os titulares.

  • Provável escalação do PSG conta com: Chevalier (Safonov); Zaïre-Emery, Marquinhos (Beraldo), Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruíz; Kvaratskhelia, Dembélé (Gonçalo Ramos) e Doué (Barcola).
Compartilhe
Sair da versão mobile