A estrela de Matvei Safonov, goleiro do PSG, brilhou mais forte nesta quarta-feira (17/12), na decisão da Copa Intercontinental da Fifa. Em duelo contra o Flamengo, o russo de 26 anos defendeu quatro cobranças em disputa de pênaltis e garantiu o título ao clube francês, que venceu a batalha por 2 a 1 depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Safonov é nascido em Krasnodar, da Rússia, e defendeu as cores do FK Krasnodar de 2016 a 2024. Em junho de 2024, ele assinou com o PSG para ser concorrente do então titular absoluto Gianluigi Donnarumma, italiano que hoje defende o Manchester City, da Inglaterra.
De acordo com o Transfermarkt, o Paris Saint-Germain topou desembolsar 20 milhões de euros para tirar o jogador do Krasnodar. Àquela altura, Safonov já tinha status de integrante da Seleção Russa.
Na primeira temporada pelo PSG, o russo fez apenas 17 jogos, sendo a maioria deles pelo Campeonato Francês. Já na atual temporada europeia, o duelo contra o Flamengo foi apenas o quarto de Safonov.
Antes do jogo contra o Urubu, Safonov assumiu o papel do francês Lucas Chevalier, contratado pelo PSG em agosto deste ano em operação que pode chegar a quase R$ 350 milhões mediante atingimento de bônus. O clube investiu alto para tirar o arqueiro do concorrente Lille, também da França.
Safonov só assumiu a titularidade nas últimas semanas em virtude de uma lesão de Chevalier no tornozelo esquerdo. Com o russo no gol desde então, o PSG não perdeu: superou Rennes e Metz, pelo Campeonato Francês, e empatou com Athletic Bilbao-ESP e Flamengo, pela Liga dos Campeões e pela Copa Intercontinental, respectivamente.
Safonov em PSG x Flamengo
Safonov foi o herói do PSG nos pênaltis contra o Flamengo. O russo brilhou ao defender quatro das cinco cobranças do adversário brasileiro.
Pênaltis de PSG x Flamengo
- De la Cruz bateu alto e converteu para o Flamengo: 1 a 0.
- Vitinha chutou no canto esquerdo, sem chance para Rossi: 1 a 1.
- Saúl mandou no canto esquerdo, e Safonov defendeu: 1 a 1.
- Démbelé chutou forte e isolou: 1 a 1.
- Pedro bateu fraco, no meio, e o goleiro do PSG defendeu: 1 a 1.
- Nuno Mendes chutou com segurança e marcou: 2 a 1.
- Léo Pereira bateu no meio, e viu o goleiro defender mais um: 2 a 1.
- Barcola mandou no canto, e Rossi pulou para pegar: 2 a 1
- Luiz Araújo chutou mal, e Safonov pegou o último, para dar o título ao PSG: 2 a 1!