COPA SUL-AMERICANA

No grupo do Cruzeiro, Unión La Calera vence Alianza fora de casa na Sul-Americana

Com gol de pênalti de Gigliotti, Unión La Calera bate Alianza pela primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

Na chave do Cruzeiro na Copa Sul-Americana, o Unión La Calera conquistou uma importante vitória fora de casa sobre o Alianza: 1 a 0. As equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (3/4), no estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, na Colômbia, pela primeira rodada do Grupo B.

O time chileno balançou a rede aos 48 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti do centroavante Emmanuel Gigliotti. Foi o primeiro gol do argentino por La Calera depois de oito partidas. O veterano de 36 anos se destacou principalmente no Independiente, clube tradicional de seu país, pelo qual marcou 27 gols em 69 jogos e foi campeão da Sul-Americana de 2017.

Assista aos lances de Alianza 0x1 Unión La Calera

Gigliotti faz parte de uma legião de argentinos no elenco do Unión, assim como o técnico Manuel Fernández. Também começaram como titulares o goleiro Matías Ibáñez, os zagueiros Ezequiel Parnisari e Nicolás Ferreyra; os meio-campistas Luciano Aued e Axel Encinas e os atacantes Gabriel Hauche e Franco Soldano.

A história do confronto poderia ter sido diferente se o atacante Emerson Batalla, do Alianza, não tivesse perdido pênalti logo no primeiro minuto. Mérito de Ibáñez, que caiu no lado certo e defendeu a cobrança do camisa 27 do time colombiano.

As estatísticas do duelo apontaram domínio do Alianza na posse de bola (64% a 36%) e equilíbrio nas finalizações (13 a 12 para os mandantes). Jogando nos contra-ataques, o Unión teve duas boas chances para fazer o segundo gol: Ferreyra parou no goleiro Grazziani, aos 39 da etapa complementar, e Ponce finalizou para fora, aos 48.

Próximos jogos

O triunfo na Colômbia coloca o Unión La Calera em primeiro no Grupo B, enquanto o Alianza fica na lanterna. O outro jogo da chave, entre Universidad Católica e Cruzeiro, será nesta quinta-feira (4/4), às 21h, no Estádio Atahualpa, em Quito, no Equador.

A Raposa precisa bater a Católica por dois gols de diferença para assumir a liderança da chave. O técnico Nicolás Larcamón deverá escalar time misto, pois a prioridade de momento é a segunda partida da final do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro enfrenta o Atlético no domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão, pelo jogo de volta da decisão. Dono da melhor campanha na fase classificatória, o time celeste joga pelo empate para ser campeão, já que na Arena MRV o placar terminou em 2 a 2.

Depois do estadual, a Raposa pensa novamente na Copa Sul-Americana, na qual receberá o Alianza, às 21h de quinta-feira (11/4), no Mineirão. Um dia antes (10/4), também às 21h, La Calera e Católica medem forças no Chile.

ALIANZA FC 0X1 UNIÓN LA CALERA

Alianza: Grazziani; Effraín Navarro, Figueroa, Pedro Franco e Saldaña; Meza (Orzoco, aos 25 do 2T), Manjarrés (Castillo, aos 25 do 2T) e Mayer Gil (Sebastián Acosta, aos 31 do 2T); Contreras (Cárdenas, aos 16 do 2T), Michael Rangel e Batalla (Marlon Torres, aos 31 do 2T). Técnico: César Torres

Unión La Calera: Ibáñez; Ferrario, Parnisari, Nicolás Ferreyra e Ulloa; César Pérez, Aued e Encinas (Cavalleri, aos 15 do 2T); Gabriel Hauche (Huerta, aos 37 do 2T), Soldano (Muñoz, aos 28 do 2T) e Gigliotti (Walter Ponce, aos 36 do 2T). Técnico: Manuel Fernández

Gol: Emmanuel Gigliotti, aos 48 do 1T (Unión La Calera)
Cartões amarelos: Michael Rangel, Saldaña, Meza, Marlon Torres (Alianza); Ferrario, Nicolás Ferreyra, Diego Ulloa (Unión La Calera)

Motivo: primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Local: Estadio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, Colômbia
Data: quarta-feira, 3 de abril de 2024
Horário: 23h (de Brasília)

Árbitro: Carlos Benítez (Paraguai)
Assistentes: Milciades Saldivar e Nancy Fernandez
VAR: Fernando López

Formato da Copa Sul-Americana 2024

A Copa Sul-Americana de 2024 começou com 56 participantes. Na primeira fase, 32 clubes fizeram duelo único com um rival do mesmo país. Foram quatro equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os 16 ganhadores se juntaram aos 12 que se garantiram diretamente na fase de grupos – seis do Brasil e seis da Argentina. Houve, ainda, a entrada de quatro times derrotados na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.

Os oito grupos da Sul-Americana terão seis rodadas, com cada participante fazendo três jogos em casa e três fora.

Os primeiros colocados vão às oitavas de final, enquanto os segundos medem forças em playoffs (ida e volta) com os oito eliminados na terceira posição de suas chaves na Libertadores.

Oitavas de final, quartas e semifinais também ocorrerão em duas partidas. Já a decisão será em jogo único e em campo neutro.

O campeão da Copa Sul-Americana se classifica para duas competições em 2025: Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana.

Compartilhe