Aos 39 anos – completará 40 em 16 de setembro -, o atacante Dayro Moreno disparou na artilharia da Copa Sul-Americana 2025. Ele fez dois gols na vitória do Once Caldas sobre o Huracán, por 3 a 1, nesta terça-feira (19/8), na Argentina. As equipes se enfrentaram no Estádio El Palacio, em Buenos Aires, pelo jogo de volta das oitavas de final.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, Moreno balançou a rede de cabeça, aproveitando-se de cruzamento de Michael Barrios. Já aos 42 minutos da etapa final, recebeu passe de Zapata e encostou o pé na bola com muita categoria. O veterano já havia anotado o tento no triunfo de sua equipe no duelo de ida, na Colômbia.
Com os três gols feitos nas oitavas de final da Sul-Americana, Dayro Moreno chegou a oito – dois a mais que Ismael Díaz, da Universidad Católica (Equador), e Junior Paredes, da Academia Puerto Cabello (Venezuela).
Nas quartas de final da Sula, o Once Caldas enfrentará o Independiente del Valle, do Equador, que eliminou o compatriota Mushuc Runa nos pênaltis.
Assista aos gols de Dayro Moreno
🏆⚽ Classificação do @oncecaldas e artilharia!
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) August 20, 2025
👏 Dayro Moreno marcou duas vezes e assumiu o topo da lista de goleadores da CONMEBOL #Sudamericana com 8️⃣ gols!#GrandeConquista pic.twitter.com/8dkS3z2nPp
Algoz de São Paulo e Cruzeiro
A serviço do Once Caldas, Dayro Moreno foi carrasco de clubes brasileiros em confrontos pela Copa Libertadores da América.
Em 2010, ele marcou um golaço na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, na Colômbia, pela fase de grupos. O atacante arrancou do meio-campo, passou pelo volante Jean, deu caneta no zagueiro Miranda e chutou cruzado na saída de Rogério Ceni.
No ano seguinte, foi decisivo para a surpreendente classificação em cima do Cruzeiro nas oitavas de final. Moreno anotou o segundo gol do time colombiano, aos 26 minutos da etapa final, ao ficar com a sobra na área após duas tentativas de Rentería.
O Once Caldas bateu a Raposa na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por 2 a 0. A partida de ida, em Manizales, na Colômbia, havia terminado com vitória azul por 2 a 1.
O clube mineiro era considerado favorito não apenas pela vantagem construída fora de casa, mas pela grande campanha na fase de grupos: somou 16 pontos (cinco vitórias e uma derrota).
Carreira de Dayro Moreno
Dayro Moreno é o segundo maior artilheiro da história do Once Caldas, com 161 gols em 359 partidas. Ele fez parte do elenco campeão da Copa Libertadores de 2004, bem como venceu dois Campeonatos Colombianos pelo clube. Andarilho da bola, também se destacou no país por Millonarios e Atlético Nacional e no futebol mexicano a serviço do Tijuana.
Embora não tenha se destacado pela Seleção da Colômbia, Moreno fez parte das convocações para a Copa América em 2011 e 2016. O atacante soma 370 gols em 853 partidas como profissional. Nas andanças pelo mundo, teve passagem relâmpago pelo Athletico-PR, em 2007, com um gol em dois jogos.