O maior goleador da Copa Sul-Americana nesta temporada tem nada menos do que 40 anos. Trata-se do atacante Dayro Moreno, que atua no Once Caldas, da Colômbia, e já passou por um clube brasileiro.
O torneio continental ainda não chegou ao fim, mas dificilmente algum jogador de Lanús-ARG ou Atlético ultrapassará o jogador no ranking. Os maiores artilheiros de cada clube são Dylan Aquino, com três gols, e Hulk, com quatro.
O colombiano, por sua vez, marcou 10 vezes em 13 jogos. Ele fez um hat-trick contra o Gualberto Villarroel, da Bolívia, e balançou as redes duas vezes no mesmo jogo diante do Huracán, da Argentina, e do Independiente del Valle, do Equador.
Apesar das ótimas atuações, Dayro não conseguiu evitar a eliminação do Once Caldas para o time equatoriano nos pênaltis, nas quartas de final.
Quem é Dayro Moreno?
Dayro Moreno vive ótima temporada. O experiente jogador soma 26 gols e quatro assistências em 57 jogos na temporada. Ele está no Once Caldas desde 2023.
Mesmo com idade elevada, o atacante foi convocado para defender a Seleção Colombiana na Data Fifa de setembro – atuou por apenas oito minutos na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Dayro foi revelado pelo próprio Once Caldas em 2003, há 22 anos. Ele teve rápida passagem no Brasil em 2007, quando defendeu o Athletico-PR em apenas dois jogos.
A identificação com o clube colombiano é evidente. Ele é o maior artilheiro da história do clube, com 225 gols, e conquistou dois Campeonatos Colombianos (2003 e 2010) e a Copa Libertadores de 2004.
O atacante também passou pelo Steaua Bucareste, da Romênia; Tijuana, do México; Junior Barranquilla, Millonarios e Atlético Nacional, na Colômbia; e Talleres, na Argentina; além de defender a Colômbia na Copa América de 2011 e 2016.
Os maiores artilheiros da Sul-Americana 2025
- Dayro Moreno (Once Caldas): 10 gols em 13 jogos
- Junior Paredes (Academia Puerto Cabello): 6 gols em 7 jogos
- Ismael Díaz (Universidad Católica): 6 gols em 7 jogos