Diego Valentim, filho do técnico Alberto Valentim, do América, reagiu à perda do título do Atlético na final da Copa Sul-Americana, neste sábado (22/11).
O Galo foi derrotado nos pênaltis pelo Lanús, da Argentina, por 5 a 4. No tempo normal e na prorrogação, as equipes empataram por 0 a 0, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
O herdeiro de Valentim lembrou que o pai era o técnico do último título de um clube brasileiro na Sul-Americana. O Athletico-PR chegou à final em 2021 e venceu o Bragantino por 1 a 0. Nikão marcou o gol do título aos 29 minutos do primeiro tempo.
“Athletico Paranaense de Alberto Valentim segue sendo o último campeão brasileiro da Copa Sul-Americana. Em 2021. Falaram que é fácil e qualquer um ganha kk”, escreveu Diego em seu perfil no X.
Após o título do Furacão, quatro brasileiros alcançaram a final. São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Atlético perderam respectivamente para Independiente del Valle (2022), LDU (2023), Racing (2024) e Lanús (2025).
Valentim no Athletico-PR
Curiosamente, Valentim comandou o Furacão somente na final em 2021. Ele havia sido contratado em 1º de outubro de 2021, quase um mês depois de o clube demitir o português António Oliveira, em 9 de setembro.
Oliveira conduziu o Athletico-PR até as quartas de final, com vitória sobre a LDU, do Equador, no placar agregado: 4 a 3. Na semifinal, o Rubro-Negro teve Paulo Autuori e Bruno Lazaroni nos dois triunfos em cima do Peñarol (2 a 1 e 2 a 0).
No geral, Alberto Valentim dirigiu o CAP em 28 partidas, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas entre novembro de 2021 e abril de 2022.
Técnico do América
Contratado pelo América em 12 de agosto de 2025, Alberto Valentim livrou o time do rebaixamento à terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Na Série B, o treinador obteve até o momento seis vitórias, sete empates e três derrotas.
Por causa do desempenho positivo desde sua chegada ao Lanna Drumond, Valentim teve o contrato renovado até o fim de 2026.