AMÉRICA

Com Bustos, América tenta cumprir ‘profecia’ de Mancini na Sul-Americana

Técnico antecessor do argentino estipulou onde o time alternativo do América poderia chegar na competição internacional
Foto do autor
Compartilhe

Com o argentino Fabián Bustos no comando, o América tentará cumprir a “profecia” do antecessor Vagner Mancini na Copa Sul-Americana. O clube mineiro enfrenta o Fortaleza na quinta-feira (24/8), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida das quartas de final.

Quando ainda estava à frente do Coelho, Mancini comentou os planos na Sula. Em entrevista ao podcast Flashscore Futcast, em 4 de julho, ele confiava na capacidade de o time alternativo alcançar as semifinais do torneio, enquanto a equipe principal ficaria dedicada à Copa do Brasil e ao Campeonato Brasileiro.

“Não estamos abrindo mão da Sul-Americana não. Com o time alternativo, nós chegamos até aqui. Com o time alternativo eu acredito muito até em uma semifinal de Copa Sul-Americana”.

Vagner Mancini

À época, o América estava perto de enfrentar o Colo-Colo nos playoffs. No jogo de ida, os chilenos venceram por 2 a 1, em Santiago. Na volta, o Coelho goleou o adversário por 5 a 1, em Belo Horizonte. Nas oitavas de final, o alviverde superou o Bragantino com triunfo nos pênaltis, por 4 a 3, após empates no Independência (1 a 1) e na Neo Química Arena (3 a 3).

Vagner Mancini não dirigiu o América no segundo jogo contra o Bragantino, em 10 de agosto. Ele foi demitido no dia 6, na derrota por 3 a 1 para o Bahia, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O auxiliar Diogo Giacomini esteve à frente da equipe na partida que marcou a ida às quartas de final da disputa continental.

O que pensa Bustos sobre a Sul-Americana?

Fabián Bustos ressaltou que a prioridade do América é tentar se recuperar no Brasileiro. O time está em último, com dez pontos, e tem mais de 93% de chance de ser rebaixado à Série B, segundo os matemáticos da UFMG. Todavia, ele garantiu que colocará uma equipe competitiva diante do Fortaleza na quinta-feira (24).

“Hoje, creio que para o América, para todos os torcedores, para a diretoria, para o plantel, o mais importante é ficar na Série A. Não quero dizer que não vamos pensar em fazer um bom jogo e conseguir seguir crescendo na Sul-Americana. Nós tentaremos seguir com o melhor possível, mas o objetivo número um é ficar na Série A”.

Fabián Bustos

O treinador vê na Sula uma boa oportunidade de recuperar a confiança do grupo. “Vamos jogo a jogo. Ver como está a recuperação, e quem estiver melhor na quinta-feira, vai jogar. Temos que conseguir resultados positivos para melhorar o emocional. Essa é uma boa oportunidade, contra um rival difícil, que vem jogando bem”.

América no torneio

O América se classificou em segundo no Grupo F da Sul-Americana, com dez pontos – à frente de Millonarios-COL e Peñarol-URU e abaixo do Defensa y Justicia-ARG. Nos mata-matas, superou Colo-Colo-CHI e Bragantino. Caso passe pelo Fortaleza nas quartas, pegará Corinthians ou Estudiantes-ARG nas semifinais.

Em dez jogos na Sula, o Coelho ganhou quatro, empatou três e perdeu três, com 22 gols marcados e 15 sofridos. O uruguaio Gonzalo Mastriani balançou a rede oito vezes e é o artilheiro geral da competição. Caso vá até a final e conquiste o título inédito, o América poderá acumular US$ 10 milhões (R$ 49,5 milhões) em premiação (veja quanto o clube recebeu até aqui).

Compartilhe