O Athletico-PR recebeu o Belgrano-ARG na Ligga Arena, nesta quinta-feira (15/8), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, e venceu por 2 a 1, de virada. Os gols dos mandantes foram anotados por Erick e Christian, enquanto Franco Jara fez o único dos visitantes.
Com o resultado, o Furacão, que eliminou o Cerro Porteño na fase anterior, abriu a vantagem mínima para o duelo de volta. Portanto, na volta, joga pelo empate. Já o Belgrano, que perdeu a invencibilidade na competição, será obrigado a superar o Athletico-PR por dois golos de diferença. Em caso de vitória por apenas um, a decisão irá para os pênaltis.
O jogo de volta será realizado na próxima quinta-feira (22/8), no Estádio Mario Alberto Kempes. A bola rola às 19h (de Brasília). Entre o período, o Furacão enfrenta o Juventude neste domingo (18/8), às 18h30, na Ligga Arena, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, o Belgrano encara o Huracán, no Estádio Tomás Adolfo Ducó, às 20h30, pela 11ª rodada do Campeonato Argentino.
O jogo
Logo no primeiro lance, o Belgrano abriu o placar. Velázquez percebeu a movimentação de Franco Jara e colocou para o camisa 29, que desviou de cabeça para o fundo da rede.
O Athletico tentou empatar aos 15, com Christian, mas o cabeceio após o passe de Canobbio parou nas mãos do goleiro Ignacio.
O Furacão tentou novamente, desta vez aos 30 minutos, com Erick. No entanto, o atleta desperdiçou a grande chance depois de chutar para fora.
Até que aos 40 minutos, ainda da etapa inicial, Esquivel cruzou da esquerda do campo e encontrou Erick, que subiu muito bem e desviou a bola no canto esquerdo do arqueiro adversário.
2º tempo
Já no segundo tempo, aos 16 minutos, Esquivel deu outra grande assistência, desta vez para Christian. O atleta aproveitou muito bem a oportunidade e, de cabeça, completou firme no centro do gol, mas sem chances de defesa para Ignacio.
Aos 20, o Belgrano tentou com um escanteio batido do lado esquerdo. Apesar da bola ficar viva dentro da área, o goleiro Léo Linck afastou de soco.
Logo em seguida, o Belgrano conseguiu o empate com Reyna, que tocou na saída de Léo Linck. Porém, após revisão do VAR, o gol foi anulado por uma falta em Thiago Heleno.
O Athletico voltou ao ataque aos 27 minutos. O uruguaio Canobbio aproveitou o cruzamento vindo da direita e finalizou de voleio, mas o goleiro Ignacio fez uma linda defesa e afastou para escanteio.
Aos 30, o Furacão desperdiçou outra grande chance com Canobbio. Cara a cara com o goleiro, o atleta demorou para tomar uma decisão. Assim, o defensor chegou a tempo e tirou a chance de finalização do atacante.