Acostumado a disputar a Copa Libertadores nos últimos anos, o Atlético ainda é um dos clubes brasileiros com mais participações na Copa Sul-Americana. Em 2025, o Galo entrará em campo pelo torneio pela 10ª vez na história.
A primeira vez em que o alvinegro jogou pela Sul-Americana foi em 2003. Na oportunidade, caiu na fase preliminar do Brasil ao vencer o Corinthians e perder para o Fluminense, terminando em segundo lugar no Grupo 2.
A melhor campanha do Atlético na história da competição ocorreu em 2019. Comandado por Rodrigo Santana, o alvinegro chegou à semifinal, mas caiu para o Colón-ARG nos pênaltis, em pleno Mineirão.
- Leia também: Atlético é o segundo time brasileiro com mais participações seguidas em torneios continentais
Na temporada seguinte, o Galo disputaria o torneio pela última vez até então. A trajetória, no entanto, foi curta. Ainda com Rafael Dudamel como técnico, o time perdeu por 3 a 0 para o Unión fora de casa e até conseguiu vencer na volta, por 2 a 0, mas foi eliminado ainda na primeira fase.
Agora, o Atlético busca o primeiro título da competição. A equipe só disputou o campeonato menos vezes do que Fluminense e São Paulo entre os brasileiros. Veja o ranking abaixo.
Clubes brasileiros com mais participações na Sul-Americana:
- São Paulo: 14
- Fluminense*: 11
- Corinthians* e Atlético*: 10
- Athletico-PR, Botafogo, Goiás e Santos: 9
- Bahia e Internacional: 8
*Disputam a competição em 2025
Números do Atlético na Sul-Americana:
- Jogos: 28
- Vitórias: 10
- Empates: 6
- Derrotas: 12
- Gols marcados: 29
- Gols sofridos: 34
Estreia do Atlético na Sul-Americana
O Atlético estreia na Sul-Americana de 2025 nesta terça-feira (1º/4), às 21h30, quando enfrentará o Cienciano. A partida, pelo Grupo H, será disputada no Estádio Inca Garcilaso, em Cusco, no Peru.