Para os mais atleticanos mais apegados aos dados históricos e superstições, o passado recente não traz boas lembranças. Na noite desta terça-feira (1/4), diante do Cienciano, no Peru, o Atlético entrará em campo com uma única missão: espantar um verdadeiro “fantasma de estreias” na Copa Sul-Americana.
O Galo participou de nove edições do torneio continental neste século. O retrospecto resgata apenas uma vitória alvinegra em estreias: logo na primeira participação, em 2003, diante do Corinthians (2 a 0) no Pacaembu, em São Paulo.
Naquele ano, em formato distinto, a Sul-Americana teve preliminares brasileiras que envolveram 12 equipes. Na “chave” do Atlético, avançou somente o Fluminense, que superou Galo e Corinthians – ambos por 2 a 0. O campeão daquela edição viria a ser justamente o Cienciano, primeiro oponente do time mineiro em 2025.
Nas outras oito edições que participou, o Atlético estreou com tropeços: dois empates e seis derrotas na somatória das partidas iniciais. Veja a lista de jogos a seguir.
Todas as estreias do Atlético na Copa Sul-Americana
- 2003: vitória sobre o Corinthians fora de casa (2 a 0)
- 2004: derrota para o Goiás fora de casa (4 a 2)
- 2008: derrota para o Botafogo fora de casa (3 a 1)
- 2009: empate com o Goiás em casa (1 a 1)
- 2010: empate com o Grêmio Barueri fora de casa (0 a 0)
- 2011: derrota para o Botafogo em casa (2 a 1)
- 2018: derrota para o San Lorenzo-ARG fora de casa (1 a 0)
- 2019: derrota para o Unión La Calera-CHI fora de casa (1 a 0)
- 2020: derrota para o Unión-ARG fora de casa (3 a 0)
Retrospecto do Galo em estreias na Sul-Americana
- Nove jogos
- Uma vitória
- Dois empates
- Seis derrotas
- Sete gols marcados
- 15 gols sofridos
Na última participação, em 2020, o Atlético decepcionou torcedores ao ser eliminado ainda na primeira fase da Sul-Americana, diante do modesto Unión, da Argentina. Sob o comando do venezuelano Rafael Dudamel, o Galo chegou a esboçar reação ao vencer o duelo de volta no Independência, em Belo Horizonte, por 2 a 0 – resultado insuficiente para classificação.
A melhor campanha alvinegra no torneio continental ocorreu em 2019, quando caiu diante do Colón-ARG nas semifinais. Para chegar aos quatro melhores naquela edição, o Atlético precisou eliminar Unión La Calera (nos pênaltis), Botafogo e La Equidad-COL.
Atlético na Sul-Americana de 2025
Vice-campeão da Libertadores de 2024, o Atlético é cabeça de chave do Grupo H da Copa Sul-Americana em 2025. A chave também conta com Cienciano-PER, Caracas-VEN e Deportes Iquique-CHI.
A estreia alvinegra será contra o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco. A bola rolará para o confronto às 21h30 desta terça-feira.