O Atlético está prestes a iniciar a 10ª jornada na Copa Sul-Americana – um dos torneios mais tradicionais do continente. Nesta terça-feira (1/4), dia da estreia alvinegra, o No Ataque relembra: quem são os maiores artilheiros do Galo na competição?
Ainda que seja um dos brasileiros com mais participações na Sul-Americana, o Atlético soma “apenas” 28 jogos pelo torneio. Na somatória destas partidas, disputadas entre 2003 e 2020, o Galo balançou as redes 29 vezes e sofreu 34 gols.
Neste cenário, os maiores artilheiros do clube mineiro na história da Sul-Americana são Obina e Chará. Cada um dos atacantes marcou três gols com a camisa preta e branca na busca pela “Grande Conquista”.
Obina teve curta e marcante passagem pelo Atlético em 2010, com 27 tentos somados em 39 compromissos. Na Sul-Americana, o ex-atacante comemorou contra Independiente Santa Fe (duas vezes), pelas oitavas de final, e contra o Palmeiras, pelas quartas.
Já o colombiano Yimmi Chará representou o Galo entre 2018 e 2019, tendo contribuído com 10 gols em 68 duelos. Na Sul-Americana, o velocista marcou contra La Equidad-COL, nas quartas de final, e contra o Colón-ARG (duas vezes), nas semifinais.
Dividem o segundo lugar do pódio: o ex-volante Elias, o ex-meia-atacante Lenílson, o meia-atacante Vinícius “Vina” e o ex-atacante Márcio Mixirica. Todos eles marcaram duas vezes pelo Atlético na Sul-Americana.
Os maiores artilheiros do Atlético na Sul-Americana
- 1º – Obina e Chará: 3 gols cada
- 3º – Elias, Lenílson, Vinícius e Márcio Mixirica: 2 gols cada

Atlético na Sul-Americana de 2025
Em 2025, o Atlético se posta como cabeça de chave do Grupo H da Sul-Americana, que também tem Cienciano (Peru), Caracas (Venezuela) e Deportes Iquique (Chile). O Galo é tido como um dos favoritos ao título, especialmente pela capacidade de investimento no futebol em relação aos concorrentes.
A estreia do Atlético na Sul-Americana de 2025 será diante do Cienciano, a partir das 21h30 desta terça-feira. As equipes medirão forças no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco.