
Há quatro jogos sem vencer, o Atlético terá nova oportunidade de retomar a confiança com uma vitória. O adversário alvinegro nesta quinta-feira (10/4), em duelo a ser disputado a partir das 21h30 no Mineirão, em Belo Horizonte, será o Deportes Iquique, do Chile. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o jogo pela segunda rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana: onde assistir ao vivo, desfalques, prováveis escalações, declarações de envolvidos e muito mais.
O Atlético estreou no torneio continental com empate com o Cienciano, por 0 a 0, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco. Os resultados do Grupo H até o momento deixam o Galo na terceira colocação da chave, com um ponto – a três de distância do líder Caracas, da Venezuela.
Para ultrapassar o Caracas e assumir a ponta do Grupo H, o Atlético precisa vencer o Deportes Iquique por dois ou mais gols de vantagem. Por regulamento, os líderes de cada chave da Sul-Americana avançam diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos colocados enfrentam terceiros lugares dos grupos da Copa Libertadores em playoffs com ida e volta.
No último domingo (6/4), o Galo chegou a quatro jogos sem vitórias ao empatar com o São Paulo, por 0 a 0, no Gigante da Pampulha. O compromisso foi disputado pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Atlético terá de mandar o jogo com o Deportes Iquique com portões fechados no Mineirão em virtude de punição aplicada pela Conmebol, ainda em 2024, pelo uso de sinalizadores por parte da torcida alvinegra na Arena MRV na semifinal da última Copa Libertadores, contra o River Plate. O departamento jurídico do clube tentou recorrer à punição junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, mas teve recurso negado.
Deportes Iquique vive crise e amarga jejum de vitórias
Uma crise grave. São 50 dias sem vencer, apenas dois triunfos no ano e até troca de treinadores. Lanterna do Campeonato Chileno, o Deportes Iquique viajou a Belo Horizonte para duelo com o Atlético pela Sul-Americana em meio a um mau momento que não era enfrentado pela equipe desde 2020.
Entre 14 de setembro de 2019 e 29 de fevereiro de 2020, o Deportes Iquique entrou em campo em 11 oportunidades e não venceu. Essa foi a última vez que o time chileno ficou tantos jogos sem triunfar. E essa sequência pode ser igualada diante do Atlético em caso de novo resultado negativo.
O time chileno chega ao duelo com o favorito alvinegro com 10 jogos seguidos sem vencer. Neste período, que iniciou após a vitória em 18 de fevereiro, em casa, diante do Santa Fe-COL, pela segunda fase da Libertadores, o Iquique somou sete derrotas e três empates.

As consequências desses momentos ruins foram a eliminação da Libertadores, que culminou na ida à Sul-Americana, e a lanterna do Campeonato Chileno. O time somou apenas um ponto em seis rodadas e é o último colocado, mesma posição que está na fase de grupos da Copa do Chile.
Até por isso, o Deportes Iquique venceu apenas dois dos 15 jogos que teve em 2025. Os números assustam ainda mais quando é visto que o time tem apenas 20% de aproveitamento na temporada – duas vitórias, três empates e 10 derrotas.
Os resultados acarretaram a saída do técnico Miguel Ramírez, demitido após a derrota na estreia da Sul-Americana, em casa, para o Caracas-VEN por 2 a 1, em 1º de abril. Diante do Atlético e em meio à má fase, o Iquique será treinado por Rodrigo Guerrero, profissional escolhido para assumir interinamente o time.

Atlético x Deportes Iquique: onde assistir ao vivo
O jogo entre Atlético e Deportes Iquique terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na internet (streaming).
- Paramount +
Atlético x Deportes Iquique: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Saiba quem deve iniciar jogando no Mineirão, em Belo Horizonte.
Atlético
O técnico Cuca pode promover algumas mudanças pensando em preservar peças do time titular para o compromisso contra o Vitória, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Natanael, Guilherme Arana e Gabriel Menino são os nomes com maior possibilidade de ir ao banco de reservas do Atlético.
O lateral-direito Saravia, o lateral-esquerdo Caio e o meio-campista Rubens são alguns dos atletas que podem receber oportunidades como titulares.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Natanael), Lyanco, Junior Alonso e Caio (Guilherme Arana); Alan Franco, Rubens (Gabriel Menino) e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Igor Rabello (edema na região posterior da coxa direita), Palacios (lesão na coxa esquerda), Júnior Santos (lesão muscular na coxa direita), Caio Maia (cirurgia no joelho direito) e Cadu (cirurgia no joelho direito)

Deportes Iquique
O Deportes Iquique deve ter a mesma base do time que perdeu para o Caracas na estreia pela Copa Sul-Americana. Rodrigo Guerrero comanda o time chileno de forma interina em Belo Horizonte.
- Provável escalação do Deportes Iquique: Requena; Rojas (Gómez), Blazquez, Saborit e Salinas; Fuentes, Hoyos e Soto; Ramos, Dávila e Moya (Pino)
- Pendurado do Deportes Iquique: não há
- Desfalques do Deportes Iquique: Casanova, Orellana, Castillo e Puch
Atlético x Deportes Iquique: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “O que é mais fácil no futebol? Corrigir as finalizações ou fazer uma equipe criar? É mais fácil corrigir as finalizações. (…) Temos que continuar nessa persistência do bom jogo, do desempenho, que o resultado vai vir.”
- Javier Di Gregorio, diretor esportivo do Deportes Iquique: “Ninguém gosta de estar na situação em que estamos. Obviamente, há uma tristeza. Os jogadores não querem render como estão rendendo no momento. Há uma fortaleza mental, uma responsabilidade que temos que reverter isso. Não podemos ficar estancados na tristeza, no momento duro. Temos que nos sacudir e tratar de levantar para seguir caminhando. Isso é o futebol.”
Atlético x Deportes Iquique: arbitragem
- Árbitro: Juan Benítez (Paraguai)
- Assistentes: Roberto Cañete (Paraguai) e Eduardo Britos (Paraguai)
- VAR: Ulises Mereles (Paraguai)