A situação do Atlético na fase de grupos da Copa Sul-Americana não chega a ser desesperadora para os comandados de Cuca, mas liga alerta para a necessidade de vitórias nos dois últimos jogos, contra Caracas-VEN e Cienciano-PER. Diante do cenário, de toda forma, um retrospecto – ainda que relativamente curto – construído na Arena MRV motiva o Galo rumo à classificação na competição continental.
O Atlético é o vice-líder do Grupo H da Sul-Americana, com cinco pontos. O líder da chave é o Cienciano, que tem seis.
A campanha do time de Cuca no torneio, até então, é decepcionante para os torcedores. A equipe alvinegra goleou o Deportes Iquique-CHI (4 a 0) em Belo Horizonte, mas perdeu para os chilenos (3 a 2) em Iquique, empatou com o Cienciano (0 a 0) em Cusco e também com o Caracas (1 a 1) em Caracas.
Mesmo com os tropeços inesperados, o Atlético só depende de si para garantir a liderança do Grupo H e avançar diretamente às oitavas de final da Sul-Americana. Para alcançar o feito independentemente de outros resultados da chave, o Galo precisa vencer os compromissos que disputará na Arena MRV.
A escrita que motiva o Atlético
Para triunfar diante de Caracas e Cienciano, o Atlético se apega ao retrospecto que começou a construir em 2024 na Arena MRV. Até então, o time alvinegro venceu todas as partidas que disputou por competições internacionais em seu mais novo estádio no Bairro Califórnia, em Belo Horizonte. Relembre estes jogos na lista a seguir.
Jogos do Atlético por competições internacionais na Arena MRV
- 10/4/2024 – Atlético 2 x 1 Rosario Central-ARG – fase de grupos da Copa Libertadores
- 23/4/2024 – Atlético 3 x 2 Peñarol-URU – fase de grupos da Copa Libertadores
- 28/5/2024 – Atlético 4 x 0 Caracas-VEN – fase de grupos da Copa Libertadores
- 20/8/2024 – Atlético 1 x 0 San Lorenzo-ARG – oitavas de final da Copa Libertadores
- 25/9/2024 – Atlético 2 x 0 Fluminense – quartas de final da Copa Libertadores
- 22/10/2024 – Atlético 3 x 0 River Plate-ARG – semifinal da Copa Libertadores
Na somatória destes duelos, o Atlético marcou 15 gols (média de 2,5 por jogo) e sofreu apenas três (média de 0,5 por jogo). O triunfo mais emblemático entre estes foi sobre o River Plate, em confronto que levou o Galo de volta a uma final de Copa Libertadores 11 anos após a primeira oportunidade.
A próxima batalha do Atlético
Nesta quinta-feira (15/5), a partir das 21h30, o Atlético medirá forças com o Caracas pela Sul-Americana na Arena MRV, com portões fechados. O clube mineiro foi punido pela Conmebol em virtude da reincidência na infração relacionada ao uso de sinalizadores em estádio, registrada na vitória sobre o River Plate, em 2024.