COPA SUL-AMERICANA

Sul-Americana: por que Atlético x Caracas não terá público na Arena MRV?

Atlético receberá o Caracas na Arena MRV, em Belo Horizonte, para duelo pela quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, sem público

Em busca de reação no Grupo H da Copa Sul-Americana, o Atlético entrará em campo nesta quinta-feira (15/5), para medir forças com o Caracas a partir das 21h30. Mas por que o jogo entre o Galo e o time venezuelano não terá público na Arena MRV? O No Ataque responde a seguir.

O Atlético é o vice-líder do Grupo H da Sul-Americana, com cinco pontos – um a menos que o líder Cienciano-PER. Na quarta rodada, o Galo decepcionou seus torcedores ao perder de virada para o Deportes Iquique-CHI, por 3 a 2, no Estádio Tierra de Campeones, em Iquique.

Para se classificar diretamente às oitavas de final da competição continental como líder, sem depender de outros resultados, o Atlético busca vitórias contra Caracas e Cienciano na Arena MRV, nesta ordem, nas duas últimas rodadas da fase de grupos.

Os comandados de Cuca, no entanto, não poderão contar com o apoio da torcida alvinegra nas arquibancadas da Arena MRV. O cenário já havia sido enfrentado pelo Galo na goleada aplicada sobre o Iquique, por 4 a 0, no Mineirão, em 10 de abril.

Por que Atlético x Caracas não terá público?

O confronto entre Atlético e Caracas não terá público na Arena MRV porque o Atlético seguirá cumprindo punição aplicada pela Conmebol ao fim de 2024. O setor jurídico da entidade estabeleceu que o clube mineiro atuasse em dois jogos por competições internacionais com portões fechados.

A sanção se deu em virtude da reincidência do Galo na infração pelo uso de sinalizadores na Arena MRV, ainda durante a Copa Libertadores de 2024. A prática da torcida nas arquibancadas antes da semifinal vencida pelo Atlético diante do River Plate-ARG, no ano passado, ainda gerou multa milionária ao clube.

O departamento jurídico alvinegro tentou recorrer à punição junto ao Tribunal Arbitral da Esporte (CAS), na Suíça. O recurso apresentado, no entanto, não surtiu efeito.

Jogadores do Atlético comemoram gol sobre o Deportes Iquique, no Mineirão, pela Copa Sul-Americana - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Jogadores do Atlético comemoram gol sobre o Deportes Iquique, no Mineirão, pela Copa Sul-Americana, em jogo com portões fechados(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Último jogo sem público na Arena MRV

Em 8 de dezembro de 2024, o Atlético jogou sem público na Arena MRV pela primeira – e, até então, única – vez. Na ocasião, o clube havia sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em virtude das cenas de selvageria protagonizadas por alguns torcedores alvinegros na final da Copa do Brasil.

Pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Galo recebeu o Athletico-PR para confronto com portões fechados na Arena MRV. Com gol do meio-campista Rubens, o time alvinegro venceu (1 a 0), rebaixou o adversário paranaense à Série B, escapou do descenso e garantiu vaga na Sul-Americana de 2025.

Compartilhe