O Atlético aposta em um retrospecto “quase perfeito” para assegurar a liderança do Grupo H da Copa Sul-Americana. De olho no Cienciano, o Galo nunca perdeu para times peruanos na história.
O primeiro confronto entre o Atlético e uma equipe peruana ocorreu em agosto de 1993, em jogo de ida das quartas de final da extinta Copa Conmebol. Na ocasião, o Galo empatou com o também extindo Deportivo Wanka (1 a 1) no Estádio Manuel Gómez Arellano, em Chimbote.
O Deportivo Wanka foi um dos dois clubes peruanos na história a conseguir empatar com o Atlético. O outro foi justamente o Cienciano (0 a 0), no último 1º de abril, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O Galo venceu os outros sete compromissos que disputou contra peruanos. Na somatória geral das partidas, foram 17 gols alvinegros e apenas dois dos adversários.
O histórico do Atlético contra times peruanos
- 28/8/1993 – Deportivo Wanka 1 x 1 Atlético – Manuel Gómez Arellano, em Chimbote – quartas de final da Conmebol
- 3/9/1993 – Atlético 1 x 0 Deportivo Wanka – Independência, em Belo Horizonte – quartas de final da Conmebol
- 22/10/1997 – Universitário 0 x 2 Atlético – Villa Deportiva Nacional, em Lima – semifinal da Conmebol
- 30/10/1997 – Atlético 4 x 0 Universitário – Mineirão, em Belo Horizonte – semifinal da Conmebol
- 17/2/2016 – Melgar 1 x 2 Atlético – Monumental Virgen de Chapi, em Arequipa – fase de grupos da Libertadores
- 14/4/2016 – Atlético 4 x 0 Melgar – Mineirão, em Belo Horizonte – fase de grupos da Libertadores
- 3/5/2023 – Atlético 2 x 0 Alianza Lima – Independência, em Belo Horizonte – fase de grupos da Libertadores
- 6/6/2023 – Alianza Lima 0 x 1 Atlético – Alejandro Villanueva, em Lima fase de grupos da Libertadores
- 1º/4/2025 – Cienciano 0 x 0 Atlético – Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco – fase de grupos da Sul-Americana
Entre os jogos acima, destaca-se a goleada sobre o Universitario (4 a 0), pelas semifinal da Copa Conmebol de 1997. O Atlético viria a ser campeão daquela edição ao superar o Lanús, da Argentina, na grande decisão.
Atlético x Cienciano na Sul-Americana
O Atlético precisa “apenas” manter a invencibilidade contra peruanos para garantir classificação na Sul-Americana. Em caso de empate com o Cienciano, o time mineiro será o vice-líder do Grupo H da competição continental, assegurando vaga nos playoffs – fase antecedente às oitavas de final.
Já em caso de vitória sobre os “Imperiais”, o Galo tomará a ponta da chave do próprio Cienciano. Neste cenário, o clube garantiria um lugar direto nas oitavas, evitando dois compromissos extras no segundo semestre do ano.
Atlético e Cienciano medirão forças na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela sexta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. A bola rolará para o duelo a partir das 21h30 desta quinta-feira (29/5).