COPA SUL-AMERICANA

Atlético de olho: quais clubes já estão garantidos no mata-mata da Sul-Americana?

Atlético enfrentará o Cienciano-PER em compromisso final pela fase de grupos da Sul-Americana; Galo busca liderança de chave

Em meio a cenário ainda indefinido no Grupo H da Copa Sul-Americana, o Atlético já está de olho no mata-mata da competição continental. Quais são os clubes já garantidos em alguma das próximas etapas do torneio? O No Ataque responde a seguir.

O Atlético é o vice-líder do Grupo H da Sul-Americana, com oito pontos. Quem encabeça a chave é o Cienciano-PER, próximo adversário do Galo, que tem nove.

Para fechar a fase de grupos da competição como líder do Grupo H, o Atlético precisa vencer o Cienciano. Em caso de empate, o time alvinegro se classificará ao mata-mata como segundo colocado.

Os comandados de Cuca têm chance ínfima de eliminação na Sul-Americana. Para isso, precisariam ser derrotados pela equipe peruana, e o Caracas-VEN precisaria superar o Deportes Iquique-CHI tirando oito gols de diferença no saldo em relação ao Galo.

Os cenários para o Atlético na Sul-Americana

Caso se classifique como vice-líder do Grupo H, o Atlético disputará os playoffs da Sul-Americana. Nesta etapa, obrigatoriamente, o clube mineiro mediria forças com algum dos terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores.

Os confrontos dos playoffs serão ordenados por meio de uma classificação geral. O vice-líder de melhor desempenho na Sul-Americana enfrentará o terceiro colocado de pior aproveitamento da Libertadores, e assim por diante.

Clubes já garantidos nos playoffs da Sul-Americana

  • América de Cali-COL (2º lugar do Grupo C da Sul-Americana)
  • Palestino-CHI (2º lugar do Grupo E da Sul-Americana)
  • Vasco (2º lugar do Grupo G da Sul-Americana)
  • Universidad de Chile-CHI (3º lugar do Grupo A da Libertadores)
  • Independiente del Valle-EQU (3º lugar do Grupo B da Libertadores)
  • Alianza Lima-PER (3º lugar do Grupo D da Libertadores)
  • San Antonio Bulo Bulo-BOL (3º lugar do Grupo H da Libertadores)

Caso avance aos playoffs como vice-líder do Grupo H e, posteriormente, supere algum terceiro colocado da Libertadores, o Atlético medirá forças com algum dos líderes dos grupos da Sul-Americana. Quatro deles já estão garantidos – veja na lista a seguir.

Clubes já garantidos nas oitavas da Sul-Americana

  • Universidad Católica-EQU (1º lugar do Grupo B da Sul-Americana)
  • Huracán-ARG (1º lugar do Grupo C da Sul-Americana)
  • Mushuc Runa-EQU (1º lugar do Grupo E da Sul-Americana)
  • Lanús-ARG (1º lugar do Grupo G da Sul-Americana)

Por outro lado, se avançar diretamente às oitavas de final como líder do Grupo H, o Atlético se unirá aos clubes acima e aguardará os resultados dos embates definidos entre os times da primeira lista (ainda incompleta). Haverá a possibilidade, naturalmente, de o Galo enfrentar algum vice-líder da Sul-Americana ou um terceiro da Libertadores.

  • Datas dos playoffs da Sul-Americana: semanas de 16 e 23 de julho
  • Datas das oitavas de final da Sul-Americana: semanas de 13 e 20 de agosto
Jogadores do Atlético posicionados para foto na Arena MRV antes de duelo contra o Caracas pela Sul-Americana(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Atlético busca liderança do Grupo H

O objetivo alvinegro é um só: vencer. Com a meta em mente, o Atlético entrará em campo na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 desta quinta-feira (29/5), para medir forças com o Cienciano.

Avançar diretamente às oitavas de final da Sul-Americana foi objetivo traçado pela diretoria do Galo no início do ano. O feito ainda “reduziria” o calendário do clube no segundo semestre, com dois compromissos “a menos” na agenda.

Compartilhe
Sair da versão mobile