Vale classificação para o mata-mata da Copa Sul-Americana! Nesta quinta-feira (29/5), a partir das 21h30, o Atlético enfrenta o Cienciano-PER na Arena MRV, pela sexta e última rodada do Grupo H. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações e desfalques, momentos das equipes, arbitragem e mais.
O Galo está em segundo lugar na chave, com oito pontos, e se garante na próxima fase com um empate. Nesse caso, teria que disputar os playoffs antes das oitavas de final.
O terceiro colocado é o Caracas-VEN, com cinco pontos. O Atlético só não avança caso seja derrotado e o time venezuelano vença o Deportes Iquique-CHI em casa, tirando ainda uma diferença de oito gols no saldo.
O Cienciano, por sua vez, lidera o grupo com nove pontos e já está classificado. Os mineiros buscar a vitória para assumir o primeiro lugar e “se livrar” de dois jogos a mais no calendário.
Os momentos de Atlético e Cienciano
Apesar de não ter atuações brilhantes, o Atlético vem de uma boa sequência de resultados e não perde há cinco jogos, com três vitórias e dois empates.
No sábado, o Galo empatou por 0 a 0 com o Corinthians na Arena MRV, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Algo que pode animar o time é o retrospecto perfeito contra times peruanos em casa, com quatro vitórias em quatro partidas.
O alvinegro, inclusive, nunca perdeu para equipes do Peru na história. Ao todo, são sete vitórias e dois empates.
Já o Cienciano vive “lua de mel” com o técnico argentino Carlos Desio, que assumiu a equipe após a demissão de Cristian Díaz, em 14 de abril. Com ele no comando, La Furia Roja tem cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Os resultados levaram o time ao 10º lugar do Campeonato Peruano.
E muito deste bom momento pode ser explicado pela retomada do futebol do meia-atacante Christian Cueva, ex-São Paulo e Santos, de 33 anos. Antes figura pouco acionada, Cueva recuperou prestígio com Desio.
O meia-atacante foi utilizado em todos os oito jogos comandados pelo argentino no clube – quatro como titular e quatro como reserva. Nesse recorte, contribuiu com quatro gols e quatro assistências.
Quanto vale a classificação para o Atlético?
A continuidade do Atlético no torneio vale no mínimo R$ 4,3 milhões (playoffs) e no máximo R$ 5,5 milhões (direto às oitavas) para os cofres do clube, considerando bônus por vitória, premiação e lucro com bilheteria. A meta financeira do Galo na competição é chegar até às semifinais.
Atlético x Cienciano: onde assistir ao vivo
- ESPN
- Disney +
Prováveis escalações de Atlético e Cienciano
Atlético
O Atlético não deve ter muitas mudanças em relação ao time que enfrentou o Corinthians. Titular no sábado, Bernard teve gripe na terça-feira, mas treinou com o restante do grupo nessa terça-feira.
Por outro lado, o volante Gabriel Menino retorna após se recuperar da mesma doença. O meio-campista, inclusive, pode reassumir a condição de titular, mas a tendência é que Patrick siga nos 11 iniciais.
A principal dúvida está na ponta esquerda: o meia Igor Gomes e o atacante Júnior Santos são os principais candidatos com a ausência de Cuello e a gripe de Bernard.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Rubens; Patrick (Gabriel Menino), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Igor Gomes (Júnior Santos ou Bernard); Rony e Hulk
- Pendurados do Atlético: Lyanco, Vitor Hugo e Rubens
- Desfalques do Atlético: Guilherme Arana (lesão na coxa direita), Cuello (lesão na coxa direita) Caio Maia (cirurgia no joelho direito), Cadu (cirurgia no joelho direito)
Cienciano
O Cienciano, por sua vez, tem apenas dois desfalques, sendo um de peso: o atacante Carlos Garcés. O equatoriano tem 27 gols em 48 jogos pelo clube e será substituído por Osnar Noronha.
Além dele, o zagueiro Danilo Ortiz se recupera de lesão.
- Provável escalação do Cienciano: Ignacio Barros; Josué Estrada, Maxi Amondarain e Jimmy Valoyes; Juan Romagnoli, Claudio Torrejón, Santiago Arias, João Ortiz e Cueva; Osnar Noronha e Gaspar Gentille
- Pendurado do Cienciano: Danilo Ortiz, Torrejón, Arias e Garcés
- Desfalques do Cienciano: Danilo Ortiz (lesão) Carlos Garcés (lesão)
Atlético x Cienciano: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “Você sempre pode jogar melhor, produzir mais, mas tem que ser mais eficaz, a palavra é essa. Se jogar o que jogou contra o Corinthians, mas com eficácia, faz um, dois gols, e é o suficiente para vencer. (…) Você tem que rodar o time. A gente tem tentado rodar dentro do que podemos também, porque existe uma disparidade do titular com o reserva. Agora, lhe pergunto: ‘Vamos poupar quinta-feira?’ Tiramos os titulares e perdemos o primeiro lugar ou nem classificamos. Vale a pena?”
Atlético x Cienciano: arbitragem
- Árbitro: Juan Benítez-PAR
- Assistentes: Milciades Saldivar-PAR e José Villagra-PAR
- VAR: Ulises Meireles-PAR