Os jogadores do Atlético vivem reta final do período de férias e se reapresentarão para a retomada dos trabalhos na Cidade do Galo, em Vespasiano, nesta segunda-feira (30/6). Um dos principais objetivos alvinegros no segundo semestre é a conquista da Copa Sul-Americana, torneio que o clube voltou a disputar após cinco anos. E o adversário nos playoffs oferece motivos de confiança para os comandados de Cuca: o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, tem pouca tradição e soma apenas três vitórias em competições internacionais.
Fundado em 1949, o Atlético Bucaramanga é um time de pouca expressão na Colômbia. O primeiro título da instituição foi conquistado no ano passado: a fase Apertura do Campeonato Colombiano.
Na última temporada, os “Leopardos” lideraram a primeira fase da competição nacional com 38 pontos em 19 jogos, por meio de campanha que teve 11 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Nas semifinais quadrangulares, outras duas vitórias, dois empates e duas derrotas colocaram o clube de Bucaramanga na liderança do Grupo A.
A decisão foi contra o Independiente Santa Fe, velho conhecido do Atlético e dono de nove títulos do Campeonato Colombiano. Após vencer o jogo de ida (1 a 0) e perder o duelo de volta (3 a 2), o Bucaramanga conquistou a taça inédita ao superar o adversário nos pênaltis, como visitante (6 a 5).
Bucaramanga tem pouca “vivência” internacional
Em 76 anos de existência, o Atlético Bucaramanga tem como experiências internacionais apenas duas participações na Copa Libertadores: nos anos de 1998 e 2025. Em ambas as oportunidades, os Leopardos foram eliminados ainda na fase de grupos.
A chave de 1998 contava com América de Cali-COL, Deportivo Quito-EQU e Barcelona-EQU. O Bucaramanga se despediu após duas vitórias, um empate e três derrotas naquele ano, na terceira colocação.
Já em 2025, no Grupo E, a equipe teve Racing-ARG, Fortaleza e Colo-Colo-CHI como companheiros. A campanha com uma vitória, três empates e duas derrotas deixou o Bucaramanga novamente na terceira posição da chave, garantindo vaga nos playoffs da Sul-Americana.
Atlético x Atlético Bucaramanga-COL na Sul-Americana
Atlético e Atlético Bucaramanga medirão forças pelos playoffs da Copa Sul-Americana nos dias 17 e 24 de julho (duas quintas-feiras consecutivas), em ambos às 21h30 (de Brasília). O primeiro duelo será disputado no Estádio Américo Montanini, em Bucaramanga, enquanto a partida decisiva será jogada na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O clube que avançar enfrentará o Godoy Cruz, da Argentina, nas oitavas de final. A equipe garantiu vaga direta na próxima etapa por ter ficado com a liderança do Grupo D.