COPA SUL-AMERICANA

Ex-Atlético levou Bucaramanga ao único título na história de 76 anos

Sob comando de treinador venezuelano, próximo adversário do Galo conquistou título inédito em 2024 e se classificou para a Libertadores

Compartilhe
google-news-logo

Adversário do Atlético nos playoffs da Copa Sul-Americana, o Atlético Bucaramanga-COL tem uma ligação curiosa com o time mineiro: o técnico Rafael Dudamel. Com passagem trágica em Belo Horizonte, o venezuelano se tornou um dos nomes mais importantes da história do clube colombiano.

Isso porque Dudamel foi o comandante da equipe na conquista do Campeonato Colombiano na temporada passada, com 14 vitórias, sete empates e seis derrotas. 

O time de Dudamel venceu a primeira partida da final contra o Santa Fe por 1 a 0, em casa. Na volta, no entanto, perdeu por 3 a 2, sofrendo o gol da derrota aos 45 minutos do segundo tempo. 

A decisão ficou para os pênaltis, e o goleiro Aldair Quintana, do Bucaramanga, brilhou, defendendo duas cobranças e garantindo o título inédito nos 76 anos de história do clube. 

“O marco mais significativo na história do Atlético Bucaramanga ocorreu em 2024, quando o time conquistou o campeonato Apertura 2024 ao derrotar o Independiente Santa Fe. Esse sucesso foi alcançado sob o comando de Rafael Dudamel, marcando um renascimento para o clube”, destaca o Bucaramanga, no site oficial.

Atlético Bucaramanga título - (foto: Reprodução/Twitter/Atlético Bucaramanga)
Torcida do Bucaramanga recebe os campeões(foto: Reprodução/Twitter/Atlético Bucaramanga)

Saída de Dudamel e disputa da Libertadores

Apesar do feito histórico, Dudamel deixou a equipe por decisão própria em novembro do ano passado. Ao todo foram 27 vitórias, 17 empates e 12 derrotas. Além do título da Apertura, o Bucaramanga terminou em 10º lugar no Clausura do Colombiano e foi eliminado na semifinal da Copa Colombiana.

“Respeitamos profundamente sua escolha, entendemos a importância de suas prioridades e agradecemos por ter dado tudo de si durante sua estadia em Bucaramanga”, publicou o clube após a saída do treinador.

Dudamel ficou sem clube até abril deste ano, quando assumiu o Deportivo Pereira, também da Colômbia. 

O Bucaramanga, por sua vez, terminou em terceiro lugar no Grupo E da Copa Libertadores, com seis pontos. Racing, com 13, e Fortaleza, com oito, foram os líderes da chave. Atualmente, a equipe é comandada pelo ex-jogador colombiano Leonel Álvarez.

A história do Bucaramanga

Apesar de não ser um clube de grande expressão na Colômbia, o Bucaramanga é presença frequente na Primeira Divisão do Nacional. Até o ano passado, seu maior feito era a conquista do Torneo Adecuación, campeonato especial que foi disputado entre julho e novembro de 1997. 

A competição não é considerada oficialmente título colombiano, mas credenciou a equipe à disputa da final do Campeonato Colombiano daquele ano, contra o América de Cali, que havia sido campeão do Apertura. 

Na inédita decisão, o sonho dos torcedores do Bucaramanga foi por água abaixo: na partida de ida, em casa, perdeu por 1 a 0, e, na volta, saiu derrotada por 2 a 0 pelo América, que ficou com a taça. 

A grande campanha de 1997 classificou o time para a Copa Libertadores do ano seguinte. Era, até então, a primeira e única vez na história que o Bucaramanga ia para a competição internacional.

Momentos difíceis na história recente

Após esse período, o Bucaramanga teve alguns anos de dificuldade. Em 2001, caiu para a Segunda Divisão pela segunda vez na história, mas foi salvo por mudança de regulamento que o colocou de volta à elite em 2002. 

Em 2008, voltou a ser rebaixado – desta vez, de forma definitiva. Era o início de um dos períodos mais sombrios da história do clube. O Atlético Bucaramanga amargou sete longos anos na “Série B” colombiana. Em 2015, retornou à divisão principal e de lá não saiu mais.

Dudamel no Atlético

Dudamel chegou ao Atlético no início de 2020, após deixar o comando da Seleção Venezuelana, onde fez bom trabalho. 

A passagem pelo Galo, no entanto, foi muito negativa. O ex-goleiro teve o trabalho mais curto no alvinegro desde 2004: comandou a equipe em apenas 10 partidas, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas (53,3% de aproveitamento). 

Sob o comando de Dudamel, o Atlético amargou duas eliminações vexatórias: na primeira fase da Copa do Brasil, para o Afogados da Ingazeira-PE, nos pênaltis, e na primeira rodada da Copa Sul-Americana, para o Unión de Santa Fé, da Argentina, após derrota por 3 a 2 no placar agregado.

Além do mau desempenho, o treinador enfrentou problemas internos no Galo. Os jogadores não se adequaram ao perfil “disciplinador” do venezuelano, que impôs regras de convivência impopulares aos atletas e não demonstrou boa gestão de elenco.

Rafael Dudamel durante passagem pelo Atlético - (foto: Bruno Cantini /Agencia Galo)
Dudamel teve curta passagem pelo Atlético em 2020(foto: Bruno Cantini /Agencia Galo)

Bucaramanga x Atlético

O Atlético visita o Bucaramanga nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Américo Montanini, em Bucaramanga-COL, pela ida dos playoffs da Sul-Americana.

Compartilhe
google-news-logo