Aos 51 anos, o ex-zagueiro Walter Ribonetto assumiu o comando técnico do Godoy Cruz no último sábado (9/8) com uma missão principal: evitar o rebaixamento do time de Mendoza à Segunda Divisão do Campeonato Argentino. Paralelamente a este objetivo, de toda forma, o treinador tenta conduzir o “Tomba” o mais longe possível na Copa Sul-Americana, torneio no qual o clube terá o Atlético como próximo adversário.
Sem vencer há três meses, o Godoy Cruz optou pela demissão do ex-centroavante Esteban Solari do comando técnico na semana passada. O profissional de 45 anos teve apenas 20 partidas à frente do time, com cinco vitórias, 11 empates e quatro derrotas.
Na primeira fase do Campeonato Argentino, o Godoy Cruz foi apenas o nono colocado entre 15 clubes no Grupo B. Neste início de segunda fase, o Tomba ocupa a 13ª posição da chave e corre risco de rebaixamento por meio do sistema de médias dos últimos três anos, que será implementado em 2025 na principal competição do país.
O recado de Ribonetto a jogadores do Godoy Cruz
Mesmo diante das dificuldades, Ribonetto demonstrou confiança nas capacidades do Godoy Cruz para eliminar o Atlético na Copa Sul-Americana. Ainda que tenha frisado respeito ao time mineiro, o argentino acredita que o Tomba tem condições de “ganhar tranquilamente” de qualquer equipe brasileira.
“Como eu disse essa manhã aos jogadores: que creiam neles. Que não pensem tanto no rival, mas dêem muito mais ênfase no que temos e no que podemos fazer. Obviamente, tomando os cuidados necessários acerca do rival, mas focados no que podemos fazer para ganhar o jogo. Eles (Atlético) também sabem com quem vão se enfrentar. Hoje, o Godoy Cruz joga contra o Grêmio e pode ganhar tranquilamente, como pode ganhar do Palmeiras… O futebol se emparelhou muito. Eles têm jogadores de qualidade, mas somos 11 contra 11 dentro do campo.”
Walter Ribonetto, técnico do Godoy Cruz
Atlético x Godoy Cruz na Sul-Americana
A partir das 19h desta quinta-feira (14/8), o Atlético abrirá confronto eliminatório pelas oitavas de final da Sul-Americana contra o Godoy Cruz. O primeiro duelo entre os times será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte.
A decisão da vaga ocorrerá a partir das 19h da quinta-feira seguinte (21/8), no Estádio Feliciano Gambarte, em Godoy Cruz. A equipe que avançar enfrentará o vencedor do embate entre Bolívar-BOL e Cienciano-PER nas quartas.