COPA SUL-AMERICANA

Os dois jogadores do Atlético que sonham com o bi da Sul-Americana

Atlético sonha com primeiro título na Sul-Americana, mas tem dois atletas no elenco que já conquistaram a competição continental

Compartilhe
google-news-logo

Eliminado da Copa do Brasil e em situação crítica no Campeonato Brasileiro, o Atlético tem na Copa Sul-Americana a última esperança de um grande título em 2025. Enquanto o clube busca a primeira taça na competição continental, dois atletas do elenco alvinegro sonham com o bi da “Grande Conquista”.

O Atlético foi o vice-líder do Grupo H da Copa Sul-Americana, com nove pontos – um a menos que o líder Cienciano-PER. A campanha teve tropeços contra times de orçamento significativemente inferior e foi criticada por torcedores e imprensa.

Nos playoffs do torneio, o Galo precisou passar por disputa de pênaltis para eliminar o Atlético Bucaramanga-COL. Já nas oitavas, passou sem maiores dificuldades do Godoy Cruz-ARG, com duas vitórias.

O adversário alvinegro nas oitavas de final será o Bolívar-BOL, que caiu da fase de grupos da Copa Libertadores para a Sul-Americana. Nos playoffs, os Celestes eliminaram o Palestino-CHI. Já nas oitavas, deixaram o próprio Cienciano pelo caminho.

Os jogadores do Atlético que já foram campeões da Sul-Americana

Em 2018, o atacante Rony compôs o elenco liderado por Tiago Nunes na campanha vitoriosa do Athletico-PR na Copa Sul-Americana. Aqueles eram os primeiros meses do jogador no Furacão, e ele pouco pôde contribuir para o título.

Rony participou de oito dos 12 jogos do Athletico-PR naquela trajetória, tendo saído do banco de reservas em todos eles. O jogador balançou as redes uma vez: no jogo de ida da semifinal da competição, diante do Fluminense.

O Furacão superou o Junior Barranquilla-COL na decisão daquela edição da Sul-Americana. A equipe do Paraná precisou de pênaltis para conquistar a taça.

Rony em ação pelo Atlético durante jogo da Copa Sul-Americana - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Rony em ação pelo Atlético durante jogo da Copa Sul-Americana(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

No ano seguinte, outro atleta que hoje compõe o elenco do Atlético comemorou o título da Sul-Americana. Trata-se do meio-campista Alan Franco, que defendeu o Independiente del Valle-EQU nos primeiros anos como jogador de futebol profissional.

Franco foi titular em todos os 11 compromissos disputados pelo del Valle na edição de 2019, tendo contribuído com dois gols na campanha. No ano seguinte, seria negociado com o Galo a pedido de Jorge Sampaoli.

Curiosamente, o meio-campista esteve próximo de enfrentar o próprio Atlético na finalíssima daquela Sul-Americana. O clube mineiro, no entanto, foi eliminado pelo Colón-ARG nas semifinais, nos pênaltis.

Bolívar x Atlético na Sul-Americana

Com Alan Franco e Rony à disposição do técnico Jorge Sampaoli no Galo, Bolívar e Atlético farão jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana nesta quarta-feira (17/9), a partir das 19h. O duelo será disputado no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz.

Já o confronto decisivo, de volta, será jogado na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida também terá início às 19h, mas da quarta-feira seguinte (24/9).

Compartilhe
google-news-logo