O Atlético cometeu dois pênaltis na partida contra o Bolívar, nesta quarta-feira (17/9), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. As equipes se enfrentaram no Estádio Hernando Siles, em La Paz, capital boliviana.
O primeiro lance ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo. Em cruzamento de Robson Matheus, meia do Bolívar, pelo lado direito, a bola tocou no braço de Lyanco. Para Renata Ruel, comentarista da ESPN, a arbitragem acertou ao assinalar a infração.
“Questão é que ele está com o braço em posição antinatural. Se realmente toca no braço dele, a penalidade tem que ser marcada. A sensação é que a bola resvala na parte de baixo do braço dele. Na regra atual, pelas orientações, é um braço que amplia o espaço corporal de forma antinatural. Uma ação que não justifica para aquela jogada”.
Renata Ruel
Para a sorte do Galo, o veterano Martín Cauteruccio, centroavante uruguaio de 38 anos, cobrou a penalidade máxima no travessão.
Na reta final do segundo tempo, aos 40 minutos, mais uma mão na bola. Dessa vez, Igor Gomes esticou o braço no cruzamento de Luis Paz. O árbitro peruano Kevin Ortena voltou a apontar para a marca penal.
“Por essa imagem, ele também está ampliando o espaço corporal, o que eles consideram uma forma antinatural. Hoje, para a arbitragem, isso é pênalti”, explicou Renata Ruel.
Dorny Romero, atacante da República Dominicana, encarregou-se da batida e deu uma cavadinha no canto esquerdo de Everson. Foi o 13º gol dele em 29 partidas pelo Bolívar, que buscou o empate por 2 a 2 com o Atlético na Sul-Americana.
O Galo havia feito 2 a 0, gols de Alexsander e Vitor Hugo. Antes de igualar, o Bolívar diminuiu em cabeceio de Robson Matheus.
Próximos jogos de Bolívar e Atlético
O Bolívar volta a campo no sábado (20/9), às 12h (de Brasília), para medir forças com a Academia do Balompié Boliviano. O confronto será no Hernando Siles, pela 21ª rodada do Campeonato Boliviano.
O Atlético também volta a atuar no sábado, às 18h30, para enfrentar o Botafogo, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os alvinegros travarão batalha no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Na Sul-Americana, Atlético e Bolívar a vaga nas semifinais na próxima quarta-feira (24/9), às 19h. O duelo será na Arena MRV, em Belo Horizonte. O time que avançar enfrentará Independiente del Valle, do Equador, ou Once Caldas, da Colômbia.