O Atlético conheceu o adversário na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira (24/9), o Galo garantiu vaga na penúltima etapa do torneio continental ao vencer o Bolívar por 1 a 0, na Arena MRV, pelo jogo de volta das quartas de final.
O oponente do Atlético será o Independiente del Valle, do Equador, que eliminou o Once Caldas na disputa por pênaltis com vitória por 5 a 4. As equipes duelaram no Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia.
No tempo normal, Michael Hoyos marcou os dois gols do Del Valle, que devolveu o placar de 2 a 0 obtido pelo Once Caldas na partida de ida, no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, no Equador.
O Del Valle é um clube tradicional na Sul-Americana, tendo sido campeão do torneio em 2019 e 2022.
A campanha do Del Valle
O Del Valle chegou à Copa Sul-Americana depois de ser eliminado como terceiro colocado do Grupo B da Copa Libertadores de 2025. A chave teve River Plate (Argentina) e Universitario (Peru) como classificados.
Nos playoffs da Sul-Americana, o time equatoriano passou pelo Vasco. Depois, nas oitavas de final, deixou o compatriota Mushuc Runa pelo caminho, nos pênaltis, antes de medir forças com o Once Caldas.
O Independiente del Valle já garantiu a liderança antecipada do Campeonato Equatoriano para a fase final. O clube somou 63 pontos em 29 partidas – 18 vitórias, nove empates e duas derrotas.
Datas previstas para as semifinais da Sul-Americana
As semifinais da Sul-Americana serão disputadas na reta final do mês de outubro. Ou seja, o Galo terá pouco menos de um mês de preparação para evoluir sob o comando de Jorge Sampaoli e buscar uma vaga na grande decisão.
- Jogos de ida: 21, 22 ou 23 de outubro
- Jogos de volta: 28, 29 ou 30 de outubro
As partidas serão realizadas entre três rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro (29, 30 e 31). Neste recorte, o Atlético enfrentará Corinthians (fora), Ceará (casa) e Internacional (fora).
O Galo busca reação no Brasileirão. Neste momento, a equipe alvinegra é a 15ª na tabela de classificação, com 25 pontos – somente três a mais que o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Atlético na Sul-Americana
O Atlético busca a conquista inédita na Sul-Americana, que viria a ser a quinta continental na história do clube.
Na galeria de troféus, o Galo tem duas Copas Conmebol (1992 e 1997), uma Copa Libertadores (2013) e uma Recopa Sul-Americana (2014).