Adversário do Atlético nas semifinais da Copa Sul-Americana, o Independiente del Valle aposta no desenvolvimento de atletas equatrianos e tem elenco majoritariamente formado por jogadores do país. Ainda assim, é uma dupla argentina a responsável por metade dos gols marcados pelo time comandado por Javier Rabanal em 2025.
O Independiente del Valle vive ótima temporada e briga por dois títulos na reta final deste ano. O “Negriazul” tem 15 pontos de vantagem para a vice-líder LDU no Campeonato Equatoriano e sonha com o tri da Sul-Americana.
Ao todo, a equipe de Sangolquí balançou as redes 85 vezes em 47 jogos na temporada. Foram 60 gols marcados no Campeonato Equatoriano, nove na Sul-Americana, oito na Copa Libertadores e outros oito na Copa Equador.
De todos os tentos, 42 foram anotados pela dupla composta pelo atacante Claudio Spinelli, de 28 anos, e pelo meia-atacante Michael Hoyos, de 34. Ambos devem ser titulares do Independiente del Valle contra o Atlético.
Claudio Spinelli: um goleador “surpreendente”
Argentino de Buenos Aires, Claudio Spinelli vive, com sobras, o ano mais goleador de toda a carreira como atleta profissional de futebol. Antes do Independiente del Valle, o atacante rodou por diferentes ligas espalhadas pelo mundo, sem conseguir afirmação.
Ele defendeu as cores de Tigre-ARG, San Martín de San Juan-ARG, Genoa-ITA, Crotone-ITA, Argentinos Juniors-ARG, Gimnasia-ARG, Koper-ESL, Oleksandriya-UCR, Lanús-ARG, Deportivo Maldonado-URU, Bnei Sakhnin-ISR e Defensor Sporting-URU antes de acertar com o clube equatoriano.
O melhor desempenho da carreira havia sido registrado no ano passado, com nove gols em 18 jogos pelo Defensor Sporting. Agora, Spinelli se firmou como figura crucial do time de Rabanal, tendo somado 24 bolas na rede e duas assistências em 40 partidas pelo Del Valle.
Michael Hoyos: experiência a favor do Del Valle
Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, Michael Hoyos defendeu a Seleção Argentina nas categorias de base. Foi por lá que o meia-atacante começou a carreira no Estudiantes, em 2010.
Ele ainda passaria por OFI Crete-GRE, Sarmiento de Junín-ARG, Boca Unidos-ARG, Deportivo Cuenca-EQU, Guayaquil City-EQU, Barcelona-EQU e LDU-EQU antes de acertar com o Independiente del Valle. Este já é o nono ano do atleta no futebol equatoriano – e também o mais artilheiro da carreira.
Hoyos defendeu o Negriazul em 32 partidas nesta temporada, tendo contribuído com 18 gols e três assistências. O ponto alto do ano, até então, foi na goleada sobre o Gualaceo (6 a 0) pelas oitavas de final da Copa Equador, quando o jogador balançou as redes quatro vezes.
Atlético x Independiente del Valle na Sul-Americana
O primeiro duelo entre Atlético e Independiente del Valle pelas semifinais da atual edição da Copa Sul-Americana será disputado no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí. A bola rolará para o confronto às 21h30 desta terça-feira (21/10).
Já o embate decisivo ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 da terça-feira seguinte (28/10). O clube que avançar medirá forças com Lanús-ARG ou Universidad de Chile-CHI na final da competição continental.