Comentarista de arbitragem, o ex-juiz Carlos Eugênio Simon questionou o pênalti marcado contra o Atlético, a favor do Independiente del Valle-EQU, na noite desta terça-feira (21/10). “Errou o árbitro”, disse o profissional ao avaliar a decisão do árbitro colombiano Carlos Andrés Betancur em jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
O lance ocorreu ainda aos sete minutos do primeiro tempo da partida no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí. Patrik Mercado correu nas costas de Gabriel Menino pelo lado direito da defesa do Atlético e foi lançado em profundidade.
Na grande área, o jogador do Independiente del Valle dominou a bola e armou chute com o pé direito. O zagueiro Ruan Tressoldi, do Galo, colocou a perna esquerda à frente e acabou atingido pela tentativa de chute de Mercado.
Junior Sornoza, cobrando pênalti, abre o placar no Equador: Independiente Del Valle 1×0 Atlético-MGpic.twitter.com/Jt8oTFGnnc
— Papo de Boleiros 🇧🇷 (@_papoboleiros) October 22, 2025
A arbitragem assinalou penalidade. Mesmo depois de recomendação de revisão por parte do VAR, Betancur manteve a decisão.
Na cobrança, o meia-atacante Junior Sornoza converteu em gol, com categoria. No Brasil, ele teve passagens por Fluminense e Corinthians.
Comentarista questiona pênalti
Na ESPN, Simon questionou a decisão. Ele avaliou o contato como “não faltoso” na grande área alvinegra.
“Por esse ângulo, não é pênalti. O contato não é faltoso. (…) O Ruan coloca a perna na frente e o outro jogador que vai bater. Pela câmera de trás, não tem a penalidade máxima. A disputa de bola é embaixo. O pé do Ruan já está no gramado quando é chutado na panturrilha. Para mim, errou o árbitro.”
Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e comentarista
Atlético na Sul-Americana
O Atlético foi o vice-líder do Grupo H da Copa Sul-Americana, com nove pontos. Depois, passou por Atlético Bucaramanga-COL (playoffs), Godoy Cruz-ARG (oitavas de final) e Bolívar-BOL (quartas de final) para alcançar as semifinais.
Atlético x Independiente del Valle na Sul-Americana
O jogo decisivo entre Atlético e Independiente del Valle pela semifinal da Copa Sul-Americana será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 da próxima terça-feira (28/10). O clube que avançar enfrentará o vencedor do embate entre Lanús-ARG e Universidad de Chile-CHI.
O Galo busca o primeiro título da Copa Sul-Americana – ainda que já tenha sido campeão da Copa Conmebol, antecessora do torneio, em duas oportunidades (1992 e 1997). Já o “Matagigantes” venceu a competição duas vezes (2019 e 2022).