Na noite desta terça-feira (21/10), o Atlético entrará em campo em busca de um feito inédito: vencer uma partida no Equador. O oponente da vez será o Independiente del Valle, pelas semifinais da Copa Sul-Americana.
O Atlético já esteve no Equador em quatro oportunidades. Na primeira delas, perdeu para o El Nacional, por 1 a 0, pela semifinal da Copa Conmebol de 1992 – competição da qual viria a ser campeão.
Depois, já em 2016, perdeu para o Independiente del Valle, por 3 a 2, pela fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto se repetiria na edição de 2022 – desta vez com empate, por 1 a 1.
Por fim, na visita mais recente ao país, o Galo empatou com o Emelec em jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, por 1 a 1. O Atlético viria a eliminar os equatorianos, mas cairia diante do Palmeiras nas quartas de final daquela edição.
Os jogos disputados pelo Atlético no Equador
- 2/9/1992 – El Nacional 1 x 0 Atlético – Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito – Copa Conmebol
- 6/4/2016 – Independiente del Valle 3 x 2 Atlético – Estádio Rumiñahui, em Sangolquí – Copa Libertadores
- 26/4/2022 – Independiente del Valle 1 x 1 Atlético – Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí – Copa Libertadores
- 28/6/2022 – Emelec 1 x 1 Atlético – Estádio George Capwell, em Guayaquil – Copa Libertadores
Números do Atlético no Equador
- 4 jogos
- 2 empates
- 2 derrotas
- 4 gols marcados
- 6 gols sofridos
Imprensa equatoriana repercute “jejum” do Atlético
Nessa segunda-feira (20/10), a imprensa equatoriana repercutiu o histórico ruim do Atlético no Equador. O Olé definiu o país como “território árido” para o Galo.
“E sim, o Mineiro de Alan Franco é de se temer pela hierarquia em seu elenco, mas neste tipo de compromisso a história pesa, e o time comandado por Jorge Sampaoli não tem os melhores antecedentes em território equatoriano. De quatro visitas, resgatou dois empates e voltou ao Brasil derrotado um par de vezes”, escreveu o jornalista Juan Otharan.
Atlético x Independiente del Valle na Sul-Americana
O primeiro duelo entre Atlético e Independiente del Valle pelas semifinais da atual edição da Copa Sul-Americana será disputado no Estádio Banco Guayaquil. A bola rolará para o confronto às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (21/10).
Já o embate decisivo ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 da terça-feira seguinte (28/10). O clube que avançar medirá forças com Lanús-ARG ou Universidad de Chile-CHI na final da competição continental.