O Atlético protestou fortemente contra a arbitragem do jogo contra o Independiente del Valle-EQU, disputado na noite dessa terça-feira (22/10), pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Em rede social, o Galo definiu a atuação do árbitro colombiano Carlos Betancur como uma “vergonha”.
Logo aos oito minutos de jogo, houve a primeira polêmica. Patrik Mercado, do Independiente del Valle, caiu na grande área depois de acertar chute na panturrilha esquerda de Ruan Tressoldi, do Atlético.
Betancur assinalou penalidade de imediato. Posteriormente, foi chamado pelo VAR para revisar o lance e, ainda assim, manteve a marcação do pênalti. Com categoria, Junior Sornoza converteu para o time equatoriano.
Depois, já aos 42 minutos do segundo tempo, Hulk, do Atlético, caiu na grande área após choque com marcador. O árbitro não marcou pênalti, em nova decisão que gerou questionamento por parte do clube mineiro.
No fim das contas, Dudu balançou as redes para o Galo já nos acréscimos finais. A partida de ida da semifinal da Sul-Americana terminou empatada no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, por 1 a 1.
O protesto do Atlético
O Atlético usou o X para protestar diretamente com a Conmebol. O clube ainda publicou vídeo com os lances em questão. Veja a seguir.
“É isso mesmo, Conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha.”
Atlético em nota oficial
É isso mesmo, @conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha. pic.twitter.com/QxY5E4qY5F
— Atlético (@Atletico) October 22, 2025
Atlético x Independiente del Valle na semifinal da Sul-Americana
O jogo decisivo entre Atlético e Independiente del Valle pela semifinal da Copa Sul-Americana será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 da próxima terça-feira (28/10). O clube que avançar enfrentará o vencedor do embate entre Lanús-ARG e Universidad de Chile-CHI.
Para alcançar a decisão da Sul-Americana, o Galo terá de vencer o Independiente del Valle na capital mineira. Novo empate levará a disputa da vaga aos pênaltis.
O Atlético busca o primeiro título da Copa Sul-Americana – ainda que já tenha sido campeão da Copa Conmebol, antecessora do torneio, em duas oportunidades (1992 e 1997). Já o “Matagigantes” venceu a competição duas vezes (2019 e 2022).