Depois de meses de busca por afirmação, o atacante Dudu vive momento cada vez melhor com a camisa preta e branca. Nesta terça-feira (21/10), o jogador desencantou pelo Atlético com gol heroico pela semifinal da Copa Sul-Americana e encerrou seca de quase sete meses sem balançar as redes.
Em maio, Dudu “balançou as estruturas” do futebol mineiro. O atacante protagonizou saída polêmica do Cruzeiro depois de apenas quatro meses no clube celeste e acabou acertando com o Atlético.
A situação, naturalmente, gerou grande debate e provocações entre as torcidas. Para ampliar a discussão, o jogador assumiu a camisa 92 do Galo – em referência ao seu ano de nascimento, mas também à principal goleada do superclássico mineiro, aplicada pelo lado alvinegro em 1927.
Os primeiros meses de Dudu no Atlético
Sem condições de ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dudu passou os primeiros meses de Atlético treinando com companheiros e aprimorando a parte física. A partir de junho, começou a receber as primeiras chances com o técnico Cuca.
O atacante seguia demonstrando a qualidade técnica que lhe é habitual, mas pouco conseguia contribuir para o ataque alvinegro, alternando entre a titularidade e a reserva. Com a chegada de Sampaoli ao Galo, no início de setembro, o atacante perdeu espaço em um primeiro momento.
Depois, voltou a ser acionado saindo do banco de reservas e convenceu. A agressividade pelo lado esquerdo do ataque e a inteligência para criar chances de gols chamaram atenção do comandante argentino.
O primeiro gol pelo Atlético
Dudu saiu do banco de reservas do Atlético aos 16 minutos do segundo tempo nessa terça-feira, em duelo contra o Independiente del Valle, na vaga de Bernard. O placar apontava vantagem do time equatoriano no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí.
O atacante teve oportunidades antes de balançar as redes. Até que, aos 45 minutos da etapa complementar, tabelou em bela jogada com Hulk para, posteriormente com a meta livre, comemorar um gol pela primeira vez com a camisa preta e branca – e selar o empate no Equador.
“Feliz pelo gol! A gente vem buscando isso há bastante tempo. Primeiro gol com a camisa do Atlético. Muito feliz aqui com o resultado que eu venho desempenhando. A gente sabe que a gente precisava melhorar um pouco na parte física – a gente melhorou nisso. Agora a gente vem ganhando minutagem, vem ganhando tempo de jogo. Fico muito feliz por isso”, destacou após o jogo à ESPN.
“Gostaríamos de ter saído daqui com a vitória, mas o empate na circunstância da partida, como foi, acho que foi um bom resultado. Vai ter outro jogo muito difícil na terça-feira. A gente espera que o nosso torcedor vá ao estádio, compareça, para conquistar essa classificação – inédita para a final da Sul-Americana. Terminar o ano buscando o título”, complementou o camisa 92.
O último gol de Dudu
Dudu havia marcado gol pela última vez em 29 de março, durante vitória do Cruzeiro sobre o Mirassol, por 2 a 1, ainda pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto foi disputado no Mineirão, em Belo Horizonte.