Decisivo para o Atlético nas últimas semanas, o atacante Dudu voltou a alcançar um feito ofensivo depois de quase três anos sem consegui-lo. Na vitória do Galo sobre o Independiente del Valle-EQU (3 a 1), na última terça-feira (28/10), o camisa 92 participou de dois gols na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Diante do Independiente del Valle, pela semifinal da Sul-Americana, Dudu abriu caminhos para a classificação do Atlético à decisão continental. O ponta-esquerda era o jogador mais acionado pelo time de Sampaoli no ataque, contribuindo com incisividade e dribles pelo lado do campo.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, Dudu aproveitou sobra do lado esquerdo da grande área para escorar com o lado de fora do pé para a pequena área. De frente ao gol, o lateral-esquerdo Guilherme Arana só teve o trabalho de estufar as redes para abrir o placar.
A segunda assistência do camisa 92 do Galo veio aos 43 minutos da etapa inicial. Depois de bela jogada individual por dentro, com direito a dois dribles, Dudu serviu Bernard com passe milimétrico entre defensores adversários. De cara à meta, o meia-atacante teve frieza para encobrir o goleiro Guido Villar e ampliar a contagem.
Esta foi a quarta participação em gol de Dudu no recorte dos últimos três jogos do Atlético. Antes, ele havia balançado as redes do próprio Independiente del Valle, no jogo de ida, e dado assistência para Alan Franco na vitória alvinegra sobre o Ceará (1 a 0), pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Os números de Dudu com Cuca e Lucas Gonçalves no Atlético
- 8 jogos (6 como titular)
- 0 gols
- 0 assistências
Os números de Dudu com Sampaoli no Atlético
- 8 jogos (4 como titular)
- 1 gol
- 3 assistências
O feito ofensivo de Dudu
A última vez em que Dudu havia contribuído com duas participações em gols – naquela ocasião, foram três – em um único jogo foi em 2 de novembro de 2022, durante goleada do Palmeiras sobre o Fortaleza (4 a 0), no Allianz Parque, em São Paulo. Naquele compromisso pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Verdão entrou em campo tendo sido decretado campeão horas antes, após tropeço do Internacional, e contou com o brilho de Dudu.
Ídolo do Palmeiras, o atacante marcou um dos gols da goleada e ainda contribuiu com duas assistências. Ele viria a atuar por outras duas temporadas com a camisa alviverde, inclusive sofrendo grave lesão, antes de se transferir ao Cruzeiro, ao fim do ano passado.
A próxima oportunidade para Dudu no Atlético
Dudu deve seguir ostentando a condição de titular do Atlético de Sampaoli diante do bom momento técnico. O próximo compromisso do Galo será contra o Internacional, a partir das 18h30 do próximo domingo (2/11), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.