O que o torcedor do Atlético precisa saber sobre a vacina exigida para entrar no Paraguai? De olho na final da Sul-Americana, os alvinegros tem debatido o tema nas redes sociais nos últimos dias. A seguir, o No Ataque esclarece as dúvidas a respeito do assunto.
Desde fevereiro de 2022, o Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai solicita que brasileiros apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra a febre amarela, para entrar no país. Os viajantes precisam se imunizar pelo menos 10 dias antes da chegada ao território.
Há exceções. Caso o torcedor não possa tomar a vacina por algum problema de saúde, deve apresentar um atestado assinado por um médico na chegada ao Paraguai.
Certificado de vacinação é exigência
Emitir o CIVP não é tarefa complicada. O torcedor precisa entrar no site oficial do Governo, fazer o login ou o cadastro e solicitar o documento.
Antes, o portal pede ao usuário para verificar se o comprovante já está incorporado ao aplicativo Meu SUS Digital – aquele que indica, também, as doses recebidas da vacina contra a Covid-19. Segundo o portal, o CIVP somente aparece no programa de quem tomou a vacina a partir de 30 de dezembro de 2022.
Não me vacinei, e agora?
Simples. Basta, em pelo menos 10 dias antes da viagem, dirigir-se a um posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou a uma clínica particular de vacinação com a identidade e o cartão de vacina. Posteriormente, o CIVP será incorporado ao Meu SUS Digital automaticamente.
Final da Sul-Americana
Em 22 de novembro (um sábado), o Atlético brigará pelo primeiro título da Sul-Americana. A disputa contra Lanús-ARG ou Universidad de Chile-CHI será no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol ainda vai divulgar o horário da partida.
Sendo assim, portanto, a recomendação é de que o torcedor do Galo que viajar ao Paraguai – caso ainda não tenha se vacinado – receba a imunização até 11 de novembro. Assim, evitará maiores complicações para entrar no país vizinho.