ATLÉTICO

Atlético: o atacante do Lanús que disputou Copa com Sampaoli e é ídolo do Benfica

Experiente jogador de 35 anos teve carreira consolidada e agora busca primeiro título por time que o revelou

Técnico do Atlético, Jorge Sampaoli terá um velho conhecido como rival na final da Sul-Americana: o atacante Eduardo Salvio, do Lanús. O experiente jogador, inclusive, já disputou Copa do Mundo sob comando do argentino e foi ídolo do Benfica, de Portugal.

Aos 35 anos, Salvio retornou ao clube que o revelou no ano passado após uma longa carreira no exterior. O ponta surgiu em 2009 e foi vendido ao Atlético de Madrid, da Espanha, por 8 milhões de euros no ano seguinte.

Ele não se firmou por lá, e na temporada seguinte, foi emprestado ao Benfica. O início da trajetória pelo clube português foi excelente, com 10 gols e três assistências em 39 jogos.

O argentino até retornou ao Atlético de Madrid, mas voltou a Portugal em definitivo em 2012, por 11 milhões de euros. Ao todo, foram 10 gols e quatro assistências em 70 jogos na Espanha.

Ídolo do Benfica

Salvio se firmou como titular do Benfica ao longo de sete temporadas. O argentino ajudou o time a conquistar cinco Campeonatos Portugueses, duas Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e três Supertaça nesse período.

Em campo, o atacante marcou 62 gols e deu 38 assistências em 266 partidas até 2019, ano em que deixou o clube. 

“Sinceramente, chorei como um bebê ao saber que tinha de me despedir. É uma mistura de sentimentos que poucas pessoas vão entender porque agora me sinto feliz por continuar em um clube tão grande como o Boca”, disse Salvio, após o último jogo pelos Encarnados. 

Salvio teve 100 participações em gols pelo Benfica(foto: AFP / JOSE MANUEL RIBEIRO)

Copa do Mundo no currículo

Antes de deixar o Benfica, Salvio disputou a Copa do Mundo de 2018 ao ser convocado por Jorge Sampaoli, então técnico da Argentina.

O atacante iniciou a competição como titular e disputou os dois primeiros jogos da Albiceleste. No entanto, virou reserva a partir do terceiro jogo da fase de grupos e viu, do banco, a seleção ser eliminada para a França nas oitavas de final, com derrota por 4 a 3.

Sampaoli e Salvio durante treino da Argentina(foto: AFP / JUAN MABROMATA)

De volta para casa

O jogador, então, retornou à Argentina para defender o Boca Juniors. Ele balançou as redes 19 vezes em 70 partidas e ajudou o clube a conquistar dois Campeonatos Argentinos, duas Copas da Liga Argentina e uma Copa Argentina.

Salvio é titular absoluto do Lanús(foto: Luis ROBAYO / AFP)

Salvio seguiu rumo ao Pumas, do México, e só retornou ao Lanús em julho do ano passado. Ele fez quatro gols e deu uma assistência em 22 jogos na temporada.

Os números melhoraram ainda mais em 2025, com sete tentos e quatro passes para companheiros em 47 jogos. Agora, Salvio busca o primeiro título com o clube que o revelou.

Lanús e Atlético se enfrentarão no sábado (22/11), às 17h, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Compartilhe
Sair da versão mobile