O jornal paraguaio ABC define como fruto de “abandono municipal” o cenário que receberá torcedores de Lanús-ARG e Atlético para a final da Copa Sul-Americana de 2025. Antes da decisão continental, o periódico destacou, nesta quarta-feira (19/11), os problemas enfrentados pela capital do Paraguai em termos de infraestrutura e limpeza.
A matéria traz duras críticas à gestão de Luis Bello em Assunção. “Está sendo reprovada, pois não preparou a capital nem para a foto”, pontuou o ABC.
O conteúdo fala em calçadas quebradas, buracos nas ruas e “quilos de lixo acumulados”. O cenário se estende até mesmo aos parques municipais e em áreas próximas ao Estádio Defensores del Chaco, onde será disputada a partida decisiva.
O ABC opina ainda que a cidade “não está em condições de receber os milhares de turistas que já estão chegando ao país”. Resíduos de sacos plásticos, restos de caixas de madeira e outros detritos não são recolhidos em algumas regiões de Assunção há semanas, de acordo com relatos locais.
“Aqui não há coleta. Eles nunca recolhem o lixo quando os da Prefeitura passam por aqui”, afirmou uma idosa que caminhava pela Avenida Carlos Antonio López ao ABC, nessa terça-feira (17/11).
O Parque Carlos Antonio López, via de acesso de muitos torcedores ao Defensores del Chaco, também é ponto de atenção. Há obstáculos para caminhantes por irregularidades nas calçadas. Os muros apresentam rachaduras e abrem espaço para o crescimento de ervas daninhas.
Operação especial para Lanús x Atlético
Em meio a este cenário, a Prefeitura de Assunção anunciou, nessa terça-feira, uma operação especial de emergência para a final da Copa Sul-Americana. A iniciativa foi nomeada “A Nova Grande Final” e prevê coleta de resíduos, pintura de meios-fios e manutenção nos arredores do Defensores del Chaco.
Lanús x Atlético na final da Sul-Americana
Lanús e Atlético medirão forças pelo título da Sul-Americana neste sábado (22/11), a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco. O Granate busca o segundo título da competição continental, enquanto o Galo sonha com o primeiro.