A conquista da Copa Sul-Americana vale mais do que um título inédito para a galeria de troféus do Atlético. Diante do Lanús-ARG, o Galo também busca entrar para um seleto grupo ao se tornar o quinto brasileiro campeão da competição continental.
A Sul-Americana é disputada desde 2002 e já teve 18 campeões distintos. Ao todo, clubes de sete países já ergueram a taça desde a fundação do torneio.
Cinco times dividem o posto de maior campeão da Sul-Americana – todos com duas conquistas. São eles: Boca Juniors-ARG, Independiente-ARG, Athletico-PR, Independiente del Valle-EQU e LDU-EQU.
O seleto grupo que o Atlético quer integrar
Desde 2002, 11 clubes brasileiros já tiveram a oportunidade de disputar ao menos uma final de Sul-Americana. A maioria não encontrou destino feliz: sete deles acabaram como vice-campeões da competição.
O primeiro brasileiro a perder uma decisão de Sul-Americana foi o Fluminense, na edição de 2009, diante da LDU. Em anos posteriores, Goiás, Ponte Preta, Flamengo, RB Bragantino, Fortaleza e Cruzeiro também bateram na trave.
Em contrapartida, quatro sagraram-se campeões da “Grande Conquista”. Athletico-PR, Internacional, São Paulo e Chapecoense – esta em circunstâncias trágicas – ostentam o troféu em suas respectivas galerias.
Os brasileiros campeões da Copa Sul-Americana
- Athletico-PR: dois títulos (2018 e 2021)
- Internacional: um título (2008)
- São Paulo: um título (2012)
- Chapecoense: um título (2016)
Atlético na final da Sul-Americana
O Atlético terá, em 2025, a oportunidade de disputar uma final de Sul-Americana pela primeira vez. O adversário alvinegro será o Lanús, da Argentina – vice-campeão diante do Galo na Copa Conmebol de 1997 e na Recopa Sul-Americana de 2014.
Os times medirão forças pela taça em jogo único no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A partida decisiva ocorrerá a partir das 17h (de Brasília) deste sábado (22/11).
O Atlético já conquistou quatro títulos continentais: as Copas Conmebol de 1992 e 1997, a Copa Libertadores de 2013 e a Recopa Sul-Americana de 2014. O Lanús, por sua vez, busca o primeiro troféu deste tipo.