Zagueiro do Barcelona, auxiliar do Liverpool e hoje técnico do Lanús: Mauricio Pellegrino sabe o que é defender grandes times, mas busca o primeiro título fora das quatro linhas diante do Atlético.
O treinador do rival do Galo na final da Copa Sul-Americana teve um currículo relevante como jogador. Entre 1991 e 2005, ele passou por Vélez, da Argentina, Valencia, da Espanha, Liverpool, da Inglaterra, e Alavés, da Espanha.
A trajetória foi repleta de títulos. O ex-jogador ajudou as equipes a conquistarem Campeonato Espanhol, Campeonato Argentino, Copa Libertadores e Liga Europa, por exemplo.
O time que mais defendeu foi o Valencia, com 208 jogos, seguido pelo Vélez, 198 partidas.
Carreira como técnico
A trajetória na beira do campo teve início justamente no clube espanhol, em 2006. Ele trabalhou nas categorias de base do time até 2008, quando se tornou auxiliar técnico do Liverpool e, na sequência, atuou na mesma função pela Inter de Milão.
A primeira oportunidade como técnico também foi no Valencia, em 2012, mas durou apenas 21 jogos. Depois, Mauricio Pellegrino comandou Estudiantes e Independiente e Vélez, na Argentina, Southampton, na Inglaterra, Alavés, Leganés, e Cádiz, na Espanha, e Universidad de Chile antes de chegar ao Lanús, no início deste ano.
No comando do Granate, o treinador soma 21 vitórias, 17 empates e 10 derrotas.
Pellegrino x Sampaoli
Pellegrino já enfrentou Sampaoli em duas oportunidades, ambas na Europa. Enquanto comandava o Alavés, ele mediu forças com o compatriota nos dois turnos do Campeonato Espanhol de 2016/2017.
O atual treinador do Atlético estava no Sevilla, que levou a melhor no primeiro turno, com vitória por 2 a 1 no Estádio Ramón Sánchez, em Sevilla. No returno, as equipes ficaram no empate por 1 a 1 no Mendizorroza.
Agora, Pellegrino tenta a primeira vitória diante de Sampaoli e, o mais importante, o título inédito como técnico.