COPA SUL-AMERICANA

Final da Sul-Americana: torcedores do Atlético ‘invadem’ voos a caminho de Assunção

Torcedores do Atlético chegam a Assunção para apoiar o time na decisão da Copa Sul-Americana, contra o Lanús

Assunção – O fluxo de torcedores rumo ao Paraguai começa a ganhar força à medida que se aproxima a final continental entre Atlético e Lanús. Na tarde dessa quarta-feira (19), um voo que partiu do Rio de Janeiro às 7h, fez escala em Buenos Aires e aterrissou em Assunção às 15h09 trazendo um cenário que chamou atenção: cerca de 20 passageiros vestiam a camisa alvinegra, enquanto apenas quatro torcedores eram identificados como apoiadores do Lanús.

O que mais surpreendeu os passageiros é que, mesmo após uma escala de duas horas na capital argentina, a predominância de atleticanos continuou enorme. A percepção geral é de que a torcida do Lanús deve começar a chegar em maior número apenas na véspera da decisão da Copa Sul-Americana, já que a presença de argentinos no voo era mínima.

Ainda assim, o recorte não determina quem será maioria no estádio. A Conmebol reforça que a procura foi alta dos dois lados: segundo o presidente Alejandro Domínguez, “foram vendidos 30 mil ingressos” para a final, número que reforça o interesse significativo tanto de brasileiros quanto de argentinos.

Entre os passageiros estava Vitor de Almeida, 26 anos, morador do Bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Ele contou que a viagem surgiu de forma improvisada, logo após a classificação do Galo.

“Eu estava viajando pela Europa e, por causa do fuso, estava dormindo quando o Galo se classificou. Logo depois meu amigo me ligou, a gente começou a olhar passagem e achamos mais em conta saindo do Rio, fazendo Rio-Buenos Aires-Assunção. Ficou mais barato”, disse.

Mesmo após o tropeço recente contra o Fortaleza, Vitor afirma estar confiante na atuação atleticana. O movimento dentro do avião reforçou essa sensação. “Tinha muita gente do Galo. De Lanús, só quatro. Mas claro que isso é só um voo, não dá pra tirar conclusão geral.”

Anúncio da final da Copa Sul-Americana no aeroporto de Assunção (Foto: Júlio Moreira/EM/D.A Press)

Outro torcedor que tomou a mesma rota foi Bruno Abreu, 21 anos, que garantiu sua passagem assim que o Atlético carimbou vaga na final.

“Quando o Galo passou, não teve jeito: eu tinha que vir”, contou. Para ele, o time chega motivado também pelo peso emocional da final: “Os jogadores vão querer ganhar esse título para compensar aquela atuação ruim na final da Libertadores. E também porque o Galo é melhor que o Lanús.”

Bruno acredita que a presença alvinegra, vista no voo pode se repetir nas arquibancadas, mas mantém a cautela: “É cedo pra falar. A gente vê muito atleticano chegando, e amanhã deve ser ainda maior.”

Clima de decisão em Assunção

Assunção registra aumento constante no fluxo de torcedores, principalmente em regiões próximas ao aeroporto, no centro e nos hotéis. O clima de decisão se intensifica a cada desembarque, mas o equilíbrio final entre as torcidas só será conhecido no dia do jogo.

Mesmo sendo apenas um recorte (o de um único voo), a predominância alvinegra reforça o empenho da torcida atleticana, que se espalha por diversas rotas para acompanhar o clube. Mas a fotografia real da final, como indicam os dados da Conmebol, será definida apenas nas arquibancadas.

Atlético e Lanús se enfrentam neste sábado (22/11), às 17h (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco.

Compartilhe
Sair da versão mobile