O Racing, algoz do Cruzeiro na final da Copa Sul-Americana de 2024, celebrou a conquista do Lanús diante do Atlético.
La Academia foi campeã no ano passado ao bater o time celeste por 3 a 1. Já o Granate ficou com a taça neste sábado (22/11) ao bater o Galo nos pênaltis, por 5 a 4, depois de um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.
Racing e Lanús, inclusive, são vizinhos na Argentina. Enquanto La Academia está no distrito de Avellaneda, o Granate se encontra no distrito de mesmo nome do clube. Ambas as cidades são províncias de Buenos Aires e fazem fronteira. Os centros desses municípios estão separados por apenas 5 km.
Nas redes sociais, a conta do Racing mandou um recado para o Lanús, celebrando que a taça da Sul-Americana permanece na Argentina.
“A Sul-Americana fica na Argentina. O Racing Club parabeniza todo o Club Atlético Lanús pelo título em Assunção. Parabéns, Granate!”, escreveu La Academia.
¡La @Sudamericana se queda en Argentina! 🇦🇷
— Racing Club (@RacingClub) November 22, 2025
Racing Club saluda a todo el Club Atlético Lanús por el título en Asunción.
¡Felicitaciones, Granate! 👏 https://t.co/LHxYAm7zUX
Argentina na Copa Sul-Americana
A lista de campeões da Sul-Americana é diversa e não conta com uma hegemonia entre os clubes.
Criado em 2002, o torneio surgiu para substituir a Copa Mercosul e a Copa Merconorte. Desde então, cinco equipes levantaram o troféu duas vezes – o recorde de conquistas.
O Lanús se juntou a Athletico-PR, Boca Juniors, Independiente, Independiente del Valle e LDU no topo do ranking. Antes dele, o último argentino que havia conquistado a Sul-Americana foi o Racing, em 2024, quando bateu o Cruzeiro.
No total, os times de Argentina, Brasil e Equador são os que mais venceram a competição. Juntos, os três países conquistaram 20 das 24 taças da Sul-Americana. O que tem mais troféus é a Argentina, com 11.